Copa do Mundo Feminina: Estados Unidos empatam e quebram sequência histórica

Márcio Júnior | 27/07/2023 - 00:20

Estados Unidos e Holanda reeditaram, na noite desta quarta-feira (26), a final da última edição da Copa do Mundo Feminina, em 2019. Diferente do que foi aquele jogo, as duas seleções empataram em um jogo de pelo domínio das atuais campeãs mundiais. Os gols da partida foram marcados por, Jill Roord, ainda no primeiro tempo para a Holanda, e Lindsey Horan, para os Estados Unidos.

Embora não tenham sido derrotadas, o empate desta quarta (26) marcou o fim de uma sequência de 13 vitórias seguidas da seleção americana na Copa do Mundo Feminina. O lado positivo é que o resultado manteve a invencibilidade americana em Copas, que já dura 12 anos.

 

Estados Unidos (F)
26/07/23 - 22:00

Finalizado

1

-

1

Holanda (F)

Estados Unidos (F) - Holanda (F)

Women's Copa do Mundo - Westpac Stadium

2° Turno

 

As americanas dominaram as ações desde o primeiro minuto de jogo. Mas foram as holandesas que aproveitaram melhor as oportunidades criadas na primeira etapa. Logo no início da partida, aos 17 minutos do primeiro tempo, a Holanda partiu em um contra ataque que acabou sendo mortal para a boa defesa americana.

Martens saiu com a bola dominada desde o meio campo e achou um belo passe na direita. A defesa dos Estados Unidos até conseguiu cortar parcialmente a primeira tentativa de cruzamento, mas na segunda chance a bola sobrou para a meio campista Jill Roord bater cruzado e acertar o canto da goleira americana.

Empate mantém invencibilidade, mas quebra sequência vitoriosa na Copa do Mundo

O gol de Jill Roord, no primeiro tempo, ajudou a quebrar uma sequência absurdas da seleção feminina dos Estados Unidos. Mas o gol de empate marcado por Lindsey Horan ajudou a manter uma outra sequência tão absurda quanto na história Copa do Mundo Feminina.

A última vez que a seleção dos Estados Unidos perdeu um jogo na Copa do Mundo Feminina foi na fase de grupos da Copa de 2011, contra a Suécia, por 2 a 1. De lá até cá, para vencer as americanas somente em decisões de pênaltis.

Foram 14 vitórias, 3 empates e dois títulos mundiais desde aquele jogo em 6 de julho de 2011. Porém, uma outra marca absurda teve fim no Sky Stadium, em Wellington, Nova Zelândia: a de vitórias seguidas.

A seleção americana venceu 13 jogos seguidos desde o empate na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2015, também contra a Suécia, por 0 a 0.

E o gol que manteve o status de imbatível da seleção americana saiu da cabeça da meio campista Lindsey Horan, aproveitando a cobrança de escanteio. Aos 17 do segundo tempo, ela subiu mais alto que todo mundo para balançar as redes de Domselaar.

Depois do gol, as americanas voltaram a dominar o jogo e quase conseguem a virada. As atuais campeãs do mundo criaram muitas chances desde o gol de empate, mas pararam na defesa das holandesas e na falta de sorte em alguns lances.

Já perto do fim da partida, aos 32 do segundo tempo, Sophia Smith aproveitou a bola sobrada na área e acertou um chutaço. E se não fosse pela meio campista Martens, que tirou a bola em cima da linha, o placar poderia ter sido outro nessa segunda rodada da Copa do Mundo Feminina. Mas, mesmo com a pressão, o placar do jogo não mudou.

Confira a classificação do Grupo E da Copa do Mundo Feminina

Grupo E
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Holanda (F)

Holanda (F)

3 2 1 0 8 7
2 Estados Unidos (F)

Estados Unidos (F)

3 1 2 0 3 5
3

Portugal (F)

3 1 1 1 1 4
4

Vietnã (F)

3 0 0 3 -12 0

 

Próximo jogo dos Estados Unidos na Copa do Mundo Feminina

Portugal x Estados Unidos, terça-feira, 1 de agosto, às 04h (de Brasília), no Eden Park Stadium, na Nova Zelândia.

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.