O Canadá vive um momento histórico. Neste domingo (27), Alphonso Davies entrou para história ao marcar o primeiro gol do Canadá em Copas do Mundo, em um lance rápido de contra-ataque pelo lado direito, aproveitou o cruzamento e de cabeça estufou as redes da Croácia pela primeira rodada do Grupo F do Catar, que também conta com Bélgica e Marrocos.
Além de ter sido o primeiro gol do Canadá em Copas, este foi o mais veloz do mundial no Qatar. A saber, Davies balançou as redes com um minuto e sete segundos.
Sobretudo, Alphonso Davies joga pela seleção canadense, mas na verdade é de Gana. O lateral-esquerdo do Bayern de Munique nasceu em um campo de refugiados e migrou para o país da América do Norte ainda criança. Davies começou sua carreira pelo Vancouver Whitecaps, mas aos 19 anos foi vendido para o Bayern.
Apesar de ter sido o primeiro gol canadense na história da Copa, a presença no torneio não é um feito inédito para o Canadá. Esta é a segunda participação dos norte-americanos no torneio, com a primeira tendo sido em 1986. Na ocasião, foram três derrotas, para França (0 x 1), Hungria (0 x 2) e União Soviética (0 x 2), sem anotar um único gol.
Contudo, por mais que não seja considerada uma das favoritas da Copa de 2022, a seleção de Davies foi a melhor das Eliminatórias da Concacaf. Na primeira fase, passou com 100% de aproveitamento em um grupo com Suriname, Bermudas, Aruba e Ilhas Caimã, goleando em todos os jogos. Depois, passou sem dificuldades pelo Haiti e se classificou para a terceira e última etapa do classificatório.
Normalmente, Estados Unidos e México monopolizam a última fase e garantem os primeiros lugares para o mundial, mas a seleção canadense terminou à frente dos rivais e na liderança da chave, com uma campanha de oito vitórias, quatro empates e duas derrotas em 14 jogos, com 28 pontos marcados. Não somente isso, não perdeu nenhuma para as duas favoritas, ou seja, uma vitória e um empate contra cada.
Foto destaque: Divulgação/Martin Meissner/AP Photo