Copa de Basquete: jogador da Sérvia perde o rim ao levar cotovelada em jogo

Paola Zanon | 04/09/2023 - 09:39

Borisa Simanic, jogador da Sérvia na Copa do Mundo de Basquete, perdeu um de seus rins após levar uma cotovelada durante o jogo contra o Sudão do Sul no último dia 30.

A partida aconteceu ainda durante a primeira fase do mundial, sendo a última rodada o grupo B. A Sérvia venceu por 115 a 83 e conseguiu se classificar em primeiro lugar, enquanto o Sudão amargou a terceira colocação, sendo eliminado,

O contato físico do sudanês Nuni Omot aconteceu no finalzinho do último quarto, quando sua seleção já estava perdendo por 106 a 80 com menos de dois minutos de jogo pela frente.

Ao tentar sair da marcação para converter a cesta, Omot acabou dando uma cotovelada no abdome de Borisa, que imediatamente foi ao chão, obrigando a arbitragem a parar o jogo.

O jogador da Sérvia foi encaminhado a um hospital na cidade de Manila, onde ele precisou passar por uma cirurgia de emergência ao ser constatada uma lesão renal, segundo o Basket Infos.

A princípio, o rim havia sido preservado, assim como todas as suas funções, mas uma hemorragia acabou complicando o quadro de Borisa, que foi submetido a uma nova operação.

De acordo com Nikola Milutinov, também jogador sérvio, a equipe médica teve dificuldade para encontrar bolsas de sangue compatíveis com o tipo sanguíneo de Simanic.

— Não dormimos depois daquele jogo. Estávamos tentando encontrar sangue para ele, porque ele estava perdendo muito sangue. Foi realmente um momento difícil para todos. Espero que isso nunca aconteça com qualquer pessoa no mundo—, desabafou Nikola, após o jogo contra a República Dominicana no domingo (3).

Diante das complicações, foram constatadas alterações na vitalidade do tecido renal, o que acabou acarretando na retirada definitiva do órgão. A informação foi confirmada pela federação de basquete da Sérvia.

Sérvia no Mundial

Depois de se classificar para a 2ª fase da Copa do Mundo de Basquete em primeiro lugar pelo grupo B, a Sérvia caiu no grupo I, que tinha também Itália, Porto Rico e República Dominicana.

Os sérvios perderam por apenas dois pontos para os italianos na primeira rodada, mas derrotaram os dominicanos no jogo seguinte e garantiram a vaga nas quartas de final.

O próximo jogo da Sérvia será nesta quarta-feira (6), às 9h30, contra a Lituânia.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.