O UFC 267, que aconteceu no último sábado (30), entrou para história como o evento em que Glover Teixeira finalmente se tornou campeão do UFC. O brasileiro se tornou o lutador mais velho a conquistar o cinturão pela primeira vez ao derrotar Jan Blachowicz. Além disso, vimos uma guerra proporcionada por Petr Yan e Cory Sandhagen. A seguir, iremos incorporar nossos espíritos de Sean Shelby e apresentar os próximos passos de 12 atletas do card principal no Dia de Matchmaker.
Conteúdo
Jan Blachowicz x Glover Teixeira
Na luta principal, Glover Teixeira finalizou Jan Blachowicz com um mata-leão no segundo round. Mais de nove anos depois da estreia no UFC, Glover Teixeira finalmente alcança o topo da montanha. Além de conquistar o título, também faz história a se tornar o lutador mais velho a se tornar campeão pela primeira vez. O brasileiro dominou o combate inteiro, com quedas fáceis tanto no primeiro quanto no segundo round. Logo, não foi tão complicado encaixar o mata-leão e esperar os três tapinhas para gritar “é campeão”.
Essa foi a sexta vitória consecutiva de Glover Teixeira, que se tornou o campeão dos meios-pesados pela primeira vez. Assim, o próximo passo deve ser uma defesa de título contra o tcheco Jiri Prochazka. A derrota no UFC 267 interrompe uma sequência de cinco triunfos de Jan Blachowicz. Então, o polonês terá que se recuperar e um confronto contra Anthony Smith seria interessante.
Petr Yan x Cory Sandhagen
Na co-luta principal do UFC 267, Petr Yan derrotou Cory Sandhagen por decisão unânime. Quando perguntarem qual a melhor divisão no UFC atualmente, é só usar esse confronto como exemplo. Tanto Yan quanto Sandhagen deram um show dentro do octógono com o russo levando a melhor no final. O americano começou melhor, mas parecia que Petr estava lendo o estilo no primeiro round e em seguida, aumentou o ritmo até o final. Os golpes rápidos e mais potentes do ex-campeão o diferenciou dos ataques de Sandhagen.
Petr Yan se recupera da derrota por desqualificação na última luta e se torna o campeão interino dos galos. Assim, o próximo passo deve ser um combate para unificar os títulos contra o campeão Aljamain Sterling. Essa foi a segunda derrota seguida de Cory Sandhagen, que terá que começar uma ótima sequência de vitórias para poder entrar novamente na conversa por uma disputa de cinturão. Então, um confronto contra o vencedor de José Aldo e Rob Font seria interessante.
Islam Makhachev x Dan Hooker
Entre os leves, Islam Makhachev finalizou Dan Hooker com uma kimura no primeiro round. A cada luta de Islam Makhachev, parece que estamos tendo um dejá-vu. É o mesmo roteiro de sempre: o russo consegue a queda e é questão de tempo até encaixar a finalização. A vitíma da vez foi Dan Hooker, que já no primeiro round viu Makhachev quase levar o seu braço para casa com uma kimura.
Essa foi a nona vitória consecutiva de Islam Makhachev, que não perde uma luta há seis anos. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Beneil Dariush para definir o próximo desafiante da categoria. Essa foi a terceira derrota em quatro lutas de Dan Hooker, que vê o seu nome despencar no ranking da categoria. Então, um confronto contra Diego Ferreira ou Drew Dober seria interessante.
Alexander Volkov x Marcin Tybura
Entre os pesados, Alexander Volkov derrotou Marcin Tybura por decisão unânime. Parece que cada card do UFC atualmente precisa de uma luta pouco empolgante entre pesos pesados. Tanto Volkov quanto Tybura pareciam estar exaustos após o primeiro assalto. O caso do russo é mais estranho pois ele ficou quase o round inteiro por cima, quase sem fazer nenhum tipo de ataque ou esforço. O polonês voltou melhor no segundo, mas o ex-campeão do Bellator conectou os melhores golpes no último round para ganhar a decisão.
Alexander Volkov se recupera após a derrota para Cyril Gane em sua última luta e se mantém no top 5 da categoria. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Jairzinho Rozenstruik. A derrota interrompe uma sequência de cinco vitórias seguidas de Marcin Tybura, que tentava se aproximar do topo da divisão. Então, um confronto contra o perdedor de Derrick Lewis e Chris Daukaus seria interessante.
Li Jingliang x Khamzat Chimaev
Entre os meios-médios, Khamzat Chimaev finalizou Li Jingliang com um mata-leão no primeiro round. Quatro lutas e somente dois golpes recebidos, esse é o resumo da passagem de Khamzat Chimaev pelo UFC até agora. O russo continua invicto e continua a impressionar a cada combate. Após um ano longe graças a complicações devido a Covid-19, Chimaev não tomou conhecimento e botou Li Jingliang para dormir logo no primeiro round.
Essa foi a quarta vitória consecutiva de Khamzat Chimaev no UFC, que se mantém invicto na carreira profissional no MMA. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Neil Magny ou Belal Muhammad. Essa foi a segunda derrota nas últimas três lutas de Li Jingliang, que não era finalizado desde 2015. Então, um confronto contra o perdedor entre Michael Chiesa e Sean Brady seria interessante.
Magomed Ankalaev x Volkan Oezdemir
Entre os meios-pesados, Magomed Ankalaev derrotou Volkan Oezdemir por decisão unânime. Interessados na luta principal que estava por vir, Magomed Ankalaev e Volkan Oezdemir se enfrentaram em uma luta bem morna. Oezdemir estava visivelmente receoso em atacar e se abrir para o contragolpes do russo, o que deixou o combate bem lento e monótono. No fim, Ankalaev dominou durante os 15 minutos e venceu uma fácil decisão.
Essa foi a sétima vitória consecutiva de Magomed Ankalaev, que se aproxima de uma disputa de cinturão. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Aleksandar Rakic. Essa foi a quinta derrota nas últimas sete lutas de Volkan Oezdemir, que necessita urgentemente ressuscitar a carreira. Então, um confronto contra Ryan Spann ou Ion Cutelaba seria interessante.
Próximos Passos
Em suma, esse foi o Dia de Matchmaker para 12 atletas do card principal do UFC 267. Enfim, o UFC retorna no próximo sábado (06) com o UFC 268: Usman x Covington 2, que conta com duas disputas de cinturão.
Foto: Reprodução/MMA Fighting
