No dia 15 de maio de 2001, há 20 anos, a torcida celebra o dia que, o ala-armador Allen Iverson, primordialmente conhecido como A.I, ou simplesmente, The Answer, ser coroado como o Jogador mais Valioso da NBA (MVP) da temporada regular de 2000/01.
Eventualmente, o camisa 3 liderou o time de Filadélfia no começo da temporada em uma sequência de vitórias de 10-0. Aliás, o 76ers contava também com o melhor jogador defensivo da temporada anterior, o pivô Dikembe Mutombo. O camisa 55 do 76ers , vindo de uma trade que levou o ala Toni Kukoc, os pivôs Nazr Mohammed e Theo Ratliff para o Atlanta Hawks, repetiu o feito e foi coroado novamente como Melhor jogador defensivo da temporada 2000/01.
A temporada 2000-2001 para Allen Iverson
Com um time que cobria da melhor forma possível as debilidades de Allen Iverson e dava mais liberdade portanto, podendo sobressair em quadra. O ala-armador tornou-se titular do NBA All-Star Game de 2001, onde venceu também seu primeiro MVP do jogo das estrelas.
Assim como o Sixers conseguiu a 1ª colocação na conferência Leste, com o recorde de 56 vitórias e 26 derrotas, Iverson teve médias de 31.1 pts, 4.6 asts, 3.8 rebotes totais, 2.5 stls . Além disso, The Answer teve médias de 32% de bolas de três convertidas, 44.1% de bolas de dois, juntamente com 81.4% de lances livres convertidos.
Ao passo que, com tais números, Allen Iverson se tornou o líder de pontos da NBA pela segunda vez consecutiva e também o MVP da temporada 2000/01. Porém, o sucesso coletivo não veio, afinal, o 76ers teve pela frente nada menos que os Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.
Ao mesmo tempo que o camisa 3 da Filadélfia anotava 23, 35, 35 e 37, além do monumental stepover sob Tyron Lue não foi o suficiente. O Sixers não conseguiu evitar a derrota em cinco jogos para os Lakers, coroando o time de Los Angeles como campeão da NBA na temporada.
Atualmente, Iverson tem seu número aposentado no Wells Fargo Center. Assim como é aclamado agora como um dos jogadores mais emblemáticos da franquia de Filadélfia, ao lado de nomes como Julius “Dr. J” Erving e Billy Cunningham.
Foto destaque: Reprodução/HoopsHype.com





