Ídolo do San Antonio Spurs, e até então também dos franceses, Tony Parker se envolveu em uma discussão acalorada com os seus compatriotas. O ex-jogador fez duras críticas à população do seu país e imediatamente passou a ser odiado na França.
Paker, hoje com 41 anos, conquistou quatro vezes a NBA com a camisa dos Spurs (2003, 2005, 2007 e 2014); foi ouro (2013), prata (2011) e bronze (2005 e 2015) do Euro Basket, além de campeão europeu sub-18 (2000) com a França. Como premiação individual, tem como destaque o título de MVP das Finais da NBA 2007, superando até mesmo o astro Tim Duncan.
Mas, durante uma conferência, no último domingo (11), essa idolatria toda perdeu um pouco do prestígio. Parker, que passou a liderar os Spurs com 17 anos, afirmou que os franceses são todos negativos e que “reclamam o tempo todo”. O eterno camisa 9 falava justamente relembrava a sua carreira.
VEJA TAMBÉM
+ Finais da NBA: o que narrador da ESPN falou sobre Rômulo Mendonça
+ Kobe Bryant quase destruiu história nos Lakers com atitude desesperada

— Quando você conta seu sonho a alguém e não tiram sarro de você, é porque você não está sonhando alto o suficiente. Então, eu sonhei grande e disse ‘quero ser o primeiro armador europeu a ter sucesso na NBA’. E quando você está na França, um país onde todos são negativos e reclamam o tempo todo, mas querem fazer greve, imagine como eles aceitam minha frase — disse Parker, atual presidente do ASVEL, da liga francesa de basquete.
Depois da declaração, o ex-jogador recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais, com muitos franceses o acusando de ser ingrato e arrogante.
Houve também quem classificasse os comentários como “agressivos” e pedisse uma retratação pública de Parker, que até agora não se manifestou de maneira contrária.
Agora, o astro está sendo obrigado a lidar com o ódio e o rancor de um país fortemente insatisfeito com suas opiniões.
“Eu nem sei por que a gente escuta esse cara falando”, “eu amo o jogador, mas tenho ânsia com a pessoa” e “a carreira profissional de Tony Parker foi financiada pela França e pelos impostos dos franceses” foram alguns dos comentários de fãs veradeiramentes revoltados com o ex-jogador da seleção francesa e dos Spurs.
Tony Parker não nasceu na França — ele é originalmente de Bruxelas, na Bélgica — mas foi criado no país pelo qual depois se naturalizou e teve oportunidades de jogar os maiores torneios internacionais. Antes de ir para a NBA, o armador atuou por duas temporadas no Paris Basket Racing.
Détester Tony Parker, encore et encore… pic.twitter.com/UupGXvs7vI
— CAMARADE CHACHOU ☭ (@chachou_saphyr) June 11, 2023
Tony Parker c’est juste Killian Hayes drafte par Popovich qui avait l’effectif des Warriors déjà
J’sais même pas pourquoi on écoute parler ce type
— Fadewade (@Fadewadeuh) June 12, 2023
La montee pro de Tony Parker a été financée par la France et les Impôts des Français, et une fois au sommet tout ce qu'il fait c'est baisser son froc pour nous chier dessus. @tonyparker Ordure
— Billy Burneo (@BurneoBilly) June 13, 2023