Uma das gestões mais polêmicas da NBA está muito próxima de chegar ao fim nos próximos meses com a venda do Minnesota Timberwolves.
A dupla formada pelo empresário Marc Lore e Alex Rodríguez, lenda da MLB, acionou uma opção contratual nesta quinta-feira (28) manifestando o interesse em comprar 40% dos direitos de propriedade do Minnesota Timberwolves, da NBA, e do Minnesota Lynx, da WNBA. Os dois, que já são donos minoritários das franquias, se tornarão donos majoritários e assumem o controle das mãos de Glen Taylor. A informação é da “ESPN”.
O grupo liderado pelos dois empresários compraram dois lotes de 20%, totalizando 40% das duas franquias, pelo valor de 1.5 bilhão de dólares (R$ 7.4 bilhões de dólares na cotação da época) em abril de 2021. A nova transação precisará passar pela aprovação da reunião da diretoria da NBA, que deve ocorrer em abril – até lá, os dois devem seguir levantando os fundos necessários.
VEJA TAMBÉM:
+ NBA: Luka Doncic é cortado de jogo do Dallas Mavericks
++ NBA: Embiid elogia e manda conselho importante para Wembanyama
O fim da gestão polêmica de Glen Taylor nos Timberwolves
A gestão de Glen Taylor no Minnesota Timberwolves é marcada por diversas polêmicas desde que o empresário e ex-senador norte-americano comprou a franquia, em 1994, por 94 milhões de dólares.
Entre casos polêmicos, como um financiamento à campanha política de um candidato conhecido por declarações racistas até uma briga pública que causou a fúria de ativistas dos direitos dos animais nos Estados Unidos, Glen Taylor ficou famoso por sua longa e duradoura briga com o maior jogador da história dos Timberwolves: Kevin Garnett.
Conhecido por seu estilo polêmico, Garnett é o maior ídolo da torcida de Minnesota, mas se envolveu em diversas polêmicas com Glen Taylor ao longo dos anos por dois grandes motivos: o relacionamento interno entre os dois e a inabilidade da diretoria em montar times competitivos para brigar pelo título da NBA. Em 2007, ‘KG’ foi trocado para o Boston Celtics, onde conquistou o sonhado título.
ESPN Sources: Marc Lore and Alex Rodriguez are expected to exercise their option to acquire controlling ownership interest of the Minnesota Timberwolves and Lynx from Glen Taylor as soon as today. They have a Dec. 31 deadline. pic.twitter.com/qCYnBZJ0pG
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) December 28, 2023
Em 2000, o executivo foi suspenso por nove meses pela NBA ao lado do general manager Kevin McHale por assinarem um contrato com o atleta Joe Smith antes do prazo permitido de free agency da liga. De quebra, a equipe acabou tendo quatro escolhas de primeiro round de anos consecutivos retiradas por Adam Silver, comissário da NBA. O caso impactou diretamente nas chances da equipe de disputar o título – maior desejo de Garnett.
A relação entre Kevin Garnett e o então dono do Minnesota Timberwolves segue péssima até os dias atuais. Mesmo considerado o maior atleta da história da franquia e indicado ao Hall da Fama do basquete, o ex-jogador não teve sua camisa aposentada pela franquia por decisão de Taylor, decisão extremamente contestada e criticada pela torcida e especialistas.
