A seleção de basquete dos Estados Unidos (EUA) se despediu oficialmente da briga pelo título mundial na Copa do Mundo FIBA. A derrota para a Alemanha por 113 x 111 na semifinal do torneio deixou Steve Kerr, técnico da seleção norte-americana, frustrado.
O fato é que a derrota americana abriu passagem para o debate sobre a dominância do país no basquete. O último título americano na Copa do Mundo foi na edição de 2014. O técnico aproveitou a entrevista para destacar a evolução das demais seleções desde a década de 90, quando os Estados Unidos montaram um grupo que ficou conhecido como Dream Team.
LEIA MAIS
+ Alemanha elimina os Estados Unidos e faz final da Copa do Mundo de Basquete
+ + Sérvia domina, vence o Canadá e garante vaga na final da Copa do Mundo de Basquete
“This is not 1992 anymore.”
Steve Kerr on the United States losing to Germany in the FIBA World Cup semifinals pic.twitter.com/6D1Cq1zUff
— Complex Sports (@ComplexSports) September 8, 2023
Ker também reconheceu a importância dos torneios internacionais, e afirmou que “não é fácil vencer uma Copa do Mundo ou jogos olímpicos”.
— Estes jogos são difíceis. Isto não é mais 1992. Os jogadores estão ficando melhores por todo o mundo, times estão melhores e não é fácil vencer uma Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos – Completou.
Mesmo com a derrota desta sexta (8), vai continuar sendo a maior campeã do torneio, com cinco títulos. Quando o assunto é Jogos Olímpicos, a dominância é ainda maior, já que os norte-americanos levaram a medalha de ouro nas últimas quatro edições. Ao todo são sete medalhas de ouro nas últimas oito olimpíadas.
A dominância no cenário internacional não veio com tranquilidade. Jogadores da NBA não eram permitidos a atuarem com a camisa de suas respectivas seleções nas Olimpíadas. Assim, em 1992 os EUA tiraram vantagem disto e reuniram os melhores jogadores do mundo naquela época.
Jogadores que fizeram parte da seleção dos EUA nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona
- Charles Barkley
- Larry Bird
- Clyde Drexler
- Patrick Irwing
- Magic Johnson
- Michael Jordan
- Scottie Pippen
- Karl Malone
- Christian D.Laettner
- Christopher Mullin
- David Robinson
- John Stockton
Shaquille O’Neal quase fez parte do elenco
O comitê de basquete norte-americano decidiu incluir um jogador que ainda estava no basquetebol universitário. A lista de prospectos incluía Alonzo Mourning, Shaquille O’Neal, Christian Laettner, dentre outros.
No fim, mesmo que Shaq tivesse sido recrutado em primeiro lugar no draft de 1992, Laettner quem integrou o Dream-Team em Barcelona. Imaginem se Shaquile O’Neal tivesse participado do elenco que atropelou seleções mundo afora?