O New York Red Bulls decidiu nesta terça-feira (11) afastar momentaneamente Dante Vanzeir das atividades do clube. O atacante, de 24 anos, teria dito palavras racistas para um adversário, no último jogo da equipe pela MLS, no empate contra o San Jose Earthquakes.
No início do segundo tempo, a partida foi interrompida por cerca de 20 minutos após uma discussão entre o atacante belga e Jeremy Ebobisse, dos Earthquakes. Ainda não é possível precisar o que o jogador disse.
Durante a confusão, diversos jogadores dos dois times se envolveram e até cobrararm uma atitude mais enérgica do árbitro. Recém-chegado ao futebol dos Estados Unidos, Vanzeir fazia a sua estreia como titular.
Assim que tomou conhecimento do caso, a equipe nova iorquina se posicionou nas redes sociais e afirmou que “não tolera nenhuma forma de assédio ou discriminação”.
— Fomos informados durante a partida que um dos nossos jogadores teria usado um insulto racista em campo. Os Red Bulls levam esses assuntos muito a sério e prontamente relataram as alegações à Major League Soccer. Vamos cooperar com as investigações da liga.
— New York Red Bulls (@NewYorkRedBulls) April 11, 2023
Na manhã desta terça, o atacante esteve no centro de treinamento do clube e falou com os companheiros.
— Dante Vanzeir se dirigiu aos seus companheiros pela manhã e, para evitar distrações, ficará ausente do clube até que mais notícias sejam apuradas
A MLS, ainda com o caso em investigação, reafirmou a sua política de “tolerância zero” ao racismo.
— A MLS tem tolerância zero para linguagem abusiva e ofensiva e leva essas alegações a sério. Uma investigação sobre este assunto começará prontamente. Mais informações serão fornecidas após a conclusão dessa investigação.