A Generation Adidas Cup sub-17 poderia ter sido lembrada pelo título do Philadelphia Union contra o LA Galaxy. Mas em vez disso, a competição disputada entre os dias 30 de março e 7 de abril na cidade de Bradenton, na Flórida, será lembrada por ao menos três casos de racismo.
O mais recente, no sábado (6), envolveu o time do Flamengo, comandado pelo técnico Filipe Luís, ex-Seleção Brasileira e ídolo recente do time rubro-negro. Dois jogadores do time brasileiro foram expulsos na semifinal contra o Philadelphia Union, além de um treinador assistente. O Flamengo alega que um dos jogadores do Philadelphia proferiu insultos raciais que provocaram a confusão entre as equipes. Diante do caso, o time deixou o torneio sem disputar o terceiro lugar neste domingo contra o San Jose Earthquakes.
O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o ocorrido no sábado (6), em Bradenton, nos Estados Unidos, na semifinal da Generation Adidas Cup Sub-17, quando alguns atletas do nosso elenco foram vítimas de injúria racial. É inaceitável que episódios como este continuem… pic.twitter.com/FhfCQRFLex
— Flamengo (@Flamengo) April 7, 2024
Red Bulls também sofreu com dois casos de racismo
Antes do Flamengo, o New York Red Bulls já havia apontado para a organização do torneio casos de insultos raciais nos jogos contra o CF Monterrey e o Hajduk Split, como informa a publicação americana ‘The Athletic’.
O time sub-17 do Red Bulls, que sofreu os casos de racismo, optou por abandonar a competição, assim como o time sub-15. Ambos ainda tinham jogos a fazer. “Como organização, estamos firmes com nossos jogadores dentro e fora do campo” afirmou a equipe, segundo o ‘The Athletic’.
A MLS Next, liga juvenil controlada pela MLS e organizadora do torneio, afirmou em comunicado que “está comprometida a erradicar incidentes discriminatórios e raciais em todos os níveis”.
No entanto, no incidente envolvendo o Flamengo, a comunicação da MLS não citou insultos raciais em sua deliberação. Jogadores de ambos os times foram suspensos por “violação de regras de segurança e bem-estar da MLS Next”. O nome dos envolvidos não foram divulgados, pois são menores.
A statement from MLS NEXT: pic.twitter.com/pmc9dEDZ9Z
— MLS Communications (@MLS_PR) April 7, 2024