Neste sábado (13), no UFC Apex, em Las Vegas, ocorreu o UFC Vegas 42. Do mesmo modo, Max Holloway x Yair Rodriguez fizeram uma das melhores lutas do ano pelo peso-pena (até 65kg).
Assim, tivemos uma guerra de 25 minutos, com ambos os atletas lutando no mais alto nível. Como resultado, o combate terminou em uma vitória por decisão unânime do ex-campeão Max Holloway.
Conteúdo
Confira o anúncio oficial do resultado da luta entre Max Holloway x Yair Rodriguez
1º ROUND: RODRIGUEZ COMEÇA FORTE
Inicialmente, Yair começou fazendo o que mais se esperava dele. Em outras palavras, o mexicano começou a trabalhar os chutes de todas as formas possíveis. Assim, a perna esquerda de Holloway ficou nitidamente vermelha como consequência. Posteriormente, não demorou para que ambos os atletas trocassem golpes no boxe.
Nesse sentido, Yair mostrou grande evolução, conectando bons contra golpes e buscando a trocação franca. Ao fim do round, Holloway passou a encontrar sua distância com golpes no corpo e combinações curtas. Entretanto, Yair buscou o clinch, mantendo o americano contra a grade por alguns segundos.
Por fim, Holloway conseguiu uma queda com pouco menos de 10 segundos. Dessa forma, o mexicano levou o round para a maioria dos fãs e mídia. Entretanto, dois juízes laterais viram o round pro americano e um pro mexicano.
2º ROUND: HOLLOWAY MUDANDO O MOMENTO
A partir do segundo round, a luta passou a melhorar para Max Holloway. Entretanto, nos minutos iniciais, novamente era Yair Rodriguez que conectava dezenas de chutes. Porém no boxe o combate era equilibrado, com Holloway conectando contragolpes por cima dos chutes em alguns momentos.
Assim, Holloway passou a ameaçar buscar o solo em alguns momentos. Com a confiança crescendo, o americano passou a conseguir encurtar a distância nesse round. Do mesmo modo, conseguia capitalizar com joelhos e golpes no corpo quando Yair estava contra a grade.
Por fim, Yair acabou caindo ao tentar um chute nos segundos finais. Assim, mesmo com uma guarda agressiva do mexicano, Holloway terminou o round por cima. Portanto, dois juízes viram o round para o americano e um para o mexicano.
3º ROUND: JIU JITSU EM JOGO
De início, tudo dava a entender que o terceiro round seria novamente na parte em pé. Nesse sentido, o combate se mantinha equilibrado, com Yair forçando Max a trocar de base por conta dos chutes na perna. Enquanto o mexicano levava vantagem nos chutes, o americano conseguia usar mais o boxe, principalmente pra mesclar golpes no corpo e cabeça.
Assim, o diferencial no round passou a ser o jiu jitsu de Holloway. Na metade do round, o ex-campeão conseguiu conectar um contragolpe por cima de um chute, que levou o mexicano ao chão. A partir daí, Holloway abriu grande vantagem no solo, passando para a montada poucos segundos depois. Posteriormente, o americano chegou a pegar as costas, porém Yair estava com a defesa de finalizações em dia.
Por fim, o mexicano levantou no minuto final, voltando a equilibrar a luta, porém não suficiente para recuperar o round. Além disso, ainda houve tempo suficiente para mais uma queda de Holloway nos segundos finais. Sendo assim, triplo 10-9 para o americano no round.
4º ROUND: YAIR VIVO NA LUTA
No quarto round, Max dava mostras de ser o lutador mais inteiro fisicamente. Assim, o americano passou a puxar o ritmo da luta. Após uma troca de golpes, Yair abaixou a cabeça enquanto estava contra a grade, dando uma chance ao americano de tentar uma guilhotina.
Com a finalização estando justa, o mexicano foi forçado a ceder a posição no chão para poder defender. Com isso, novamente Holloway teve a chance de ficar por cima. Nesse sentido, o americano conseguiu mais uma vez chegar a montada e nas costas sem tanta resistência. Entretanto, não conseguiu causar muito dano.
Por fim, os atletas novamente concluíram o round trocando golpes e cotoveladas em pé. Como resultado, mais um triplo 10-9 para Holloway, porém Yair estava vivo no combate.
5º ROUND: CORAÇÃO MEXICANO
Por último, o quinto round foi o mais disputado. Mesmo tendo perdido os rounds anteriores, Yair Rodriguez seguiu buscando ir pra cima. Assim, o atleta mexicano passou a prever as quedas do rival e defende-las com mais facilidade. Como resultado, novamente passou a abrir vantagem nos chutes nas pernas e no corpo.
Sabendo que precisava de um nocaute, Yair tentou um chute giratório, caindo novamente por baixo. Contudo, dessa vez o mexicano foi capaz de raspar e inverter a posição. Enquanto o americano levantava, Yair chegou a tentar uma guilhotina, que foi defendida.
Portanto, o mexicano foi criativo dentro do possível, com cotoveladas no clinch e chutes de todos os tipos. Porém, apesar de ter ganho o round para todos os juízes, não foi suficiente para vencer o combate.
Dessa forma, Max Holloway venceu Yair Rodriguez por decisão unânime (49-46, 48-47, 48-47).
MAX HOLLOWAY X YAIR RODRIGUEZ – E AGORA?
Em suma, Max Holloway chega a sua segunda vitória em 2021. Nesse sentido, ambos os duelos receberam o bônus de “luta da noite”. Além disso, o havaiano defendeu sua primeira posição no ranking, se colocando novamente no caminho do cinturão.
Entretanto, no pós luta, Holloway não descartou subir de divisão em uma super luta com Conor McGregor. Por sua vez, Yair Rodriguez surpreendeu a todos com uma grande luta após dois anos parado. Mesmo com derrota, o mexicano saiu maior do que entrou no combate.
Com isso, sua próxima luta pode novamente ser contra um top-5. Portanto, Brian Ortega parece ser a opção mais próxima no momento.
Foto: Reprodução / Getty Imagens
