
Steve Gleason vai se tornar o primeiro jogador da National Football League e apenas o oitavo atleta na história a receber um Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos. Essa é considerada a maior honraria que o Congresso pode conceder a um civil.
Gleason, ex-special teamer e ídolo do New Orleans Saints, tornou-se um defensor de renome para a causa da esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig, e outros distúrbios neuromusculares desde que ele foi diagnosticado com a enfermidade em 2011.
O ex-atleta emitiu um comunicado nesta quinta-feira (21), no qual disse: “hoje, eu soube que o Congresso confirmou minha nomeação para a Medalha de Ouro do Congresso. Vamos falar de sentir-se não merecedor! A lista de vencedores do passado está repleta de gigantes da humanidade iluminados e poderosos. É extremamente lisonjeiro”.
“Estou me sentindo honrado, e aceito a Medalha de Ouro do Congresso por todas as famílias que foram diagnosticadas com ELA, assim como por qualquer pessoa que esteja lutando para superar as inevitáveis adversidades da vida,” completou Gleason na nota.
A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a legislação nesta quinta para conceder a Medalha de Ouro a Gleason depois que o Senado também aprovou por unanimidade a premiação do ex-jogador em junho. O passo final é que o presidente Donald Trump assine a legislação.
“É uma verdadeira honra ver Steve Gleason se tornar o primeiro New Orleanian e ex-lenda da NFL a receber a Medalha de Ouro do Congresso”, disse Gayle Benson, proprietária do New Orleans Saints, em comunicado. “Juntamente com sua esposa, Michel, e todos do Team Gleason, eles têm confrontado a ELA com uma determinação corajosa e inabalável. O trabalho incansável deles para fornecer assistência crucial e os mais recentes tecnologia e serviços melhorou a qualidade de vida de inúmeras pessoas. Steve está deixando uma marca verdadeiramente indelével na história dos Estados Unidos e temos honra por chamá-lo de um verdadeiro New Orleans Saint”, completou.
O momento mais espetacular de Gleason nos campos de futebol americano foi quando ele bloqueou um punt contra o Atlanta Falcons para ajudar na vitória dos Saints sobre seu maior rival na mesma noite em que o Superdome reabriu após a tragédia do Furacão Katrina.
Desde então, Gleason se tornou internacionalmente reconhecido por seus esforços na causa da ELA.
Outros atletas a já terem sido homenageados com a Medalha de Ouro do Congresso são Roberto Clemente, Joe Louis, Jesse Owens, Jackie Robinson, Byron Nelson, Arnold Palmer e Jack Nicklaus.