NFL

Estudo diagnostica encefalopatia traumática crônica em ex-jogador ainda vivo

Estudo diagnostica encefalopatia traumática crônica em ex-jogador ainda vivo

(Crédito: Instagram/reprodução)

Pesquisadores dizem que um estudo recentemente publicado confirma ter achado a encefalopatia traumática crônica (CTE, sigla em inglês) em um paciente vivo.

O estudo publicado nesta semana encontrou a presença de tau, uma proteína que se forma em torno de células neurais danificadas, em 14 jogadores da NFL aposentados através de uma varredura cerebral. Após a morte de um dos jogadores, os médicos confirmaram o diagnóstico da doença.

O Dr. Bennett Omalu, um dos 12 pesquisadores que participaram do estudo, declarou ao ‘Outside the Lines’, da ‘ESPN’, que o ex-jogador era Fred McNeil, que morreu em 2015. Já o Dr. Julian Bailes afirmou que a nova publicação contém a revisão por pares de dois co-autores, que confirmaram que McNeil vivia com a doença.

A encefalopatia traumática crônica por causar sintomas como depressão, raiva impulsiva, mudanças de humor violenta, perda de memória e déficits similares ao Alzheimer. A doença foi encontrada em diversos ex-jogadores da NFL, por exemplo, Junior Seau, Dave Duerson e Aaron Hernandez.

“Isso não é apenas sobre concussão. São anos de exposições e golpes subconcussivos”, disse Bailes.

McNeil havia sido estudado por pesquisadores da UCLA, incluindo Omalu, depois que ele estava mostrando sintomas da doença. Em fevereiro de 201, Omalu comentou que o caso de McNeil era o primeiro de correlação entre o teste experimental da UCLA com o exame pós-morte.

Bailes disse que os dados poderiam um potencial diagnóstico de encefalopatia traumática crônica em jogadores enquanto ainda estão vivos. “A importância disso é que é a primeira vez que há uma varredura que mostra degeneração cerebral de CTE em uma pessoa viva e depois que a pessoa morreu e isso está correlacionado com a autópsia”, afirmou o doutor.

Bailes afirmou que o estudo precisa de mais pesquisas para verificar a correlação entre tau e a encefalopatia traumática crônica. Omalu disse à ‘CNN’ que a equipe de pesquisa está arrecadando fundos para novas pesquisas para replicar os resultados do estudo, mas que um teste comercial pode estar disponível em menos de cinco anos.

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top