Os uniformes da NBA terão uma dupla mudança para a temporada 2017/18. A Adidas perdeu a exclusividade na liga para sua maior concorrente, a Nike. Ou seja, além de vestir as 32 franquias da NFL, os 30 uniformes da NBA também serão da marca americana.
Diferentemente da marca alemã de material esportivo, a Nike ainda poderá ter seu logo nas regatas, o icônico “swoosh” perto do ombro direito.
A segunda mudança é algo polêmico: a liga aprovou que os times exponham a marca de um patrocinador em seus uniformes de jogo por um período de teste (3 anos). O logo ficará próximo do ombro esquerdo, com um tamanho máximo de 2,5 x 2,5 polegadas. Até o momento, 12 franquias já anunciaram que tem um patrocinador para exibir. E oito franquias terão uniforme retrô, que ainda serão divulgados: Bucks, Hawks, Heat, Hornets, Lakers, Pacers, Suns e Warriors.
A intenção deste post é acompanhar as mudanças que a Nike está criando para os uniformes da NBA. Algumas dessas mudanças são bem pequenas (Los Angeles Lakers) mas outras são uma completa revolução no visual, como os maravilhosos uniformes do Minnesota Timberwolves. O twitter de Paul Lukas, da ‘ESPN’ americana, é be legal para acompanhar suas mudanças.
E claro, dê sua opinião sobre o que você achou.
Uniformes da NBA: Conferência Leste
Cleveland Cavaliers
Os Cavaliers optaram por uma remodelação, com um ar mais moderno, até para o padrão dos novos uniformes da NBA. O time fechou patrocínio com a marca de pneus Goodyear.
Boston Celtics
Usando seus jogadores como modelos, os Celtics não trazem tantas mudanças em seus clássicos uniformes branco e verde. O patrocínio é da General Electric. Entre os uniformes da NBA, é difícil achar um mais tradicional que os dos Celtics
Washington Wizards
O lindo uniforme dos Wizards sofreu poucas mudanças na transição da Nike para a Adidas. Ainda não há patrocinador.
Toronto Raptors
Atualização (22/09): agora sim temos algo oficial
O time ainda não revelou seus uniformes da Nike, mas em seu Instagram oficial já fez umas montagens nível membros de comunidade oficial do Orkut com o logo da Sun Life, empresa de seguros e finanças pessoais e nova patrocinadora da franquia.
New York Knicks
Os belos uniformes do New York Knicks foram revelados nesta sexta, com o calouro Frank Ntilikina como modelo. Não há patrocinador até o momento.
Atualização (11/10): os Knicks acertaram com a empresa Squarespace
Philadelphia 76ers
A Nike promoveu algumas mudanças no uniforme dos Sixers, que já tinham sido redesenhados recentemente pela Adidas. A franquia foi uma das primeiras a anunciar patrocinador, a empresa de revenda de ingressos StubHub
Brooklyn Nets
O time pode até ser ruim, mas o uniforme preto dos Nets segue clássico e bonito com a Nike. A patrocinadora será a Infor, empresa de tecnologia e criação de softwares.
Side-by-side comparison of Nets’ old and new white uniforms. pic.twitter.com/LIl1RNt61k
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
Miami Heat
Atualização (22/09): o Heat exibiu seus novos uniformes, com o patrocínio da Ultimate Software. Os valores não foram divulgados.
O time de Pat Riley ainda está escondendo o jogo. Nada de camisa nova ou patrocinador. Mas pelo que deu para ver em uma inocente sessão de fotos com os calouros da liga, não vai mudar muita coisa.
Confirmation of unchanged look for Miami Heat pic.twitter.com/OnFpHeYvvw
— Mike Ryan (@MichaelRyanRuiz) 11 de agosto de 2017
Atlanta Hawks
O time da Georgia não fez um grande splash, mas já dá para ver na apresentação do calouro Tyler Dorsey que os uniformes com a Nike não vão mudar tanto. Nada de patrocinador também.
Charlotte Hornets
Como publicamos na semana passada, os uniformes dos Hornets terão um detalhe da Nike que é exclusivo. Como Michael Jordan é o dono da franquia e é a cara da linha Air Jordan da empresa de material esportivo, ao invés do swoosh, o logo será um Air Jordan.
Atualização (15/09): uniforme comemorativo lembrando o início da franquia
Orlando Magic
Atualização (22/09): poucos uniformes são mais bonitos que o azul marinho do Magic
Assim como o Heat, o outro time da Flórida, o Magic, está escondendo o jogo com os uniformes. Mas sempre já uma escorregada. Para alegria dos brasileiros, já se sabe que o patrocinador do time de Orlando sera uma tal de Disney.
There’s “Magic” in the air tonight at the 2017 @PaniniAmerica @NBA Rookie Photo Shoot. @OrlandoMagic #WhoDoYouCollect #PaniniNBARookie pic.twitter.com/hhBN2rPZBK
— Panini America (@PaniniAmerica) 11 de agosto de 2017
Indiana Pacers
Os Pacers vão entrar no pós-Paul George com um belo e novo uniforme, mantendo as cores amarelo, branco e azul marinho. E nada de patrocinador.
Milwaukee Bucks
Os Bucks foram outro time que mudou recentemente de design e os uniformes continuaram com o mesmo molde. O mais legal é a inclusão bastante bad boy e Easy Rider do novo patrocinador, as motos Harley Davidson, a exposição mais legal nos uniformes da NBA.
Detroit Pistons
Os Pistons estreiam casa nova na próxima temporada mas o uniforme será como o antigo. O patrocínio é do Flagstar Bank, provedor de serviços financeiros
Chicago Bulls
Não se mexe em tradição e o Chicago Bulls concorda com isso. Se o time em quadra não empolgar, pelo menos os jogadores estarão bem vestidos. Por enquanto nada de patrocinador.
Uniformes da NBA: Conferência Oeste
Golden State Warriors
Atualização (12/09): a franquia californiana anunciou o patrocínio da empresa japonesa Rakuten e já mostrou como será o uniforme
Na apresentação do calouro Jordan Bell, os Warriors deram um gostinho de como será o uniforme azul.
Houston Rockets
Os Rockets são uma das franquias mais modernas e inovadoras, mas nos uniformes a mudança foi mais do que conservadora. Em time que está ganhando não se mexe. O time liberou essa montagem e pelo NBA Live 18, que James Harden será capa, dá para ver que as mudanças não serão muitas mesmo.
San Antonio Spurs
Desde que Tim Duncan tinha que se preocupar com espinhas na cara, o uniforme dos Spurs é igual. E seguindo o mesmo lema dos Rockets, as mudanças serão mínimas.
Side-by-side comparison of Spurs’ old and new black uniforms. pic.twitter.com/5mDQraoiex
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
Dallas Mavericks
A presença da cor preta no uniforme dos Mavericks é mais destacada. E por enquanto, nada de patrocínio para a franquia de Mark Cuban. Dennis Smith Jr começa sua caminhada na NBA já como modelo da equipe.
More ? from today’s rookie shoot with @desmith4!
Side-by-side comparison of Mavericks’ old and new blue uniforms. pic.twitter.com/upR2zla30O
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
Side-by-side comparison of Mavericks’ old and new white uniforms. pic.twitter.com/yw4jt3bNYT
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
New Orleans Pelicans
Os Pelicans tiveram um chá de loja quando mudaram de Hornets para seu atual nome. Então não tinha necessidade de inventar a roda de novo, só aumentar a fonte e colocar o logo da Nike.
Minnesota Timberwolves
A mudança mais drástica (e bonita) nos uniformes da NBA até agora. Os Timberwolves vieram com um novo logo e identidade visual no meio da temporada passada e continuaram a mudança com uma indumentária linda, com as cores zul marinho e branco em destaque, listras horizontais e o logo da Nike e da Fitbit, empresa da área de Fitness, combinando com o modelo.
Portland Trail Blazers
O lindo uniforme preto, branco e vermelho não mudou muito, ainda bem, já que continua matador. Os Blazers ainda não anunciaram um patrocinador.
Denver Nuggets
A franquia do Colorado tem tudo para crescer em 2017/18 com seu núcleo jovem e na 50ª temporada de sua história, o time terá um belo uniforme branco com detalhes em azul e amarelo e um azul marinho com detalhes em branco e amarelo, um dos mais belos uniformes da NBA. O patrocínio é da empresa de transferências de dinheiro Western Union.
Utah Jazz
Infelizmente o Utah Jazz não quis entrar em uma máquina do tempo e trazer os uniformes espalhafatosos, mas bonitos mesmo assim, da época. Pouca coisa mudou para o Jazz no quesito roupa, a alteração mesmo é que Gordon Hayward não vai usá-la. O time usará um logo da campanha Five for The Fight, que visa arrecadar dinheiro para o tratamento e pesquisa para combater o câncer.
Oklahoma City Thunder
O Thunder promete uma mudança na identidade visual há algum tempo, já que está com a mesma cara desde que mudou para Oklahoma. Por enquanto não aconteceu, com pequenas mudanças nessa alteração de provedor de material esportivo. Nenhum patrocinador foi anunciado.
Memphis Grizzlies
O belo uniforme azul marinho dos Grizzlies continua. As mudanças são pequenas (mudança na gola), destacadas pela própria equipe como relacionadas ao uso e peso (mais leve por usar um composto de plástico reciclado). O time também não anunciou um patrocinador. No caso do uniforme branco, a gola será toda em azul marinho, tirando o detalhe dourado que tinha anteriormente.
Side-by-side comparison of Grizzlies’ old and new white uniforms. pic.twitter.com/CRYMoFWvA8
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
Phoenix Suns
Os Suns tinham alterado seus uniformes recentemente, com um detalhe de raios solares bem bonitos. Agora, o negócio foi simplificado e na opinião deste que vos fala, para pior. Especialmente o roxo, um dos mais feios uniformes da NBA.
Side-by-side comparison of Suns’ old and new purple uniforms. pic.twitter.com/YLwFR9fa1V
— Paul Lukas (@UniWatch) 10 de agosto de 2017
Los Angeles Lakers
Atualização (22/09): Os Lakers anunciaram o patrocínio da gigante do e-commerce Wish
Os próprios Lakers destacaram: “fazendo uma atualização em um look tradicional”. Não espere mudanças na roupa, mas sim em quadra com Lonzo Ball comandando o ataque. Aliás, quando os uniformes da NBA serão da marca Big Baller?
LA Clippers
Já os Clippers deram mais um tapa no visu, modernizando os uniformes em seu design e fonte. Não há patrocinador ainda. Agora não há mais distinção entre uniforme para jogos como mandante e visitante, mas mesmo assim os Clippers mudaram seu uniforme “não-branco” de vermelho para azul. Não foi a melhor mudança entre os novos uniformes da NBA, mas muita gente achou legal. E você?
Clippers’ primary colored uniform (formerly road) changing from red to blue. pic.twitter.com/9KuX6BB04l
— Paul Lukas (@UniWatch) 11 de agosto de 2017
Sacramento Kings
Os Kings também fizeram algumas alterações para alcançar um belo uniforme. Mas o destaque mesmo é o patrocinador: a Blue Diamond é uma cooperativa californiana de agricultura, fornecendo produtos orgânicos e saudáveis. E no logo, a empresa decidiu destacar um produto, suas amêndoas. Ai chegamos no Blue Diamond Almonds (Amêndoas Diamante Azul). Melhor patrocínio dos uniformes da NBA? Sim ou sim?





