
A loteria do Draft NBA 2017 prometia emoção e ela trouxe, mesmo que nada de espetacular tenha acontecido. A maior história tinha o Los Angeles Lakers como protagonista: o time perderia a escolha de primeira rodada caso ela caísse abaixo do top 3. No fim não caiu: o time californiano escolhe em segundo, logo abaixo do arquirrival Boston Celtics.
A franquia, representada por Magic Johnson, teve um dos dias mais tensos de sua história recente e a bola nem precisou subir para isso acontecer. Ainda por causa da mega-troca que levou Dwight Howard para Los Angeles, o time perderia sua valiosa escolha para o Philadelphia 76ers caso o sorteio definisse que os Lakers não escolhessem em terceiro, segundo ou primeiro no Draft de 2017, que acontecerá no dia 22 de junho.
Só que o nome da equipe não foi anunciado quando as escolhas 14 a 4 foram divulgadas. O quarto lugar ficou para o Phoenix Suns, que tinha 19,9% de chances de ser o primeiro, 55,8% de estar no top 3 e perdeu ambos.
Com a terceira pior campanha da NBA, os Lakers ganharam a segunda escolha. E o dono da pior campanha, o Brooklyn Nets, mais uma vez não vai poder aproveitar a única recompensa de ser péssimo em quadra, já que a nefasta troca de 2013 continua assombrando a franquia. Para trazer os veteranos Paul Pierce, Kevin Garnett e Jason Terry, os Nets cederam as escolhas de primeira rodada de 2014, 2016 e 2018, além de uma troca de escolhas em 2017 para o Boston Celtics.
Com essas escolhas, os Celtics já draftaram Marcus Smart (2014, 6ª posição), Jaylen Brown (3ª posição em 2016) e agora podem escolher seu jogador favorito em 2017. Os Celtics só escolheram em primeiro no Draft da NBA em 1950 (Charlie Share) e a equipe de Massachusetts é a primeira desde 1982 (Lakers, James Worthy) a se classificar para uma final de conferência e ter a escolha inicial de um Draft.
Os grandes favoritos para encabeçar o Draft são os armadores Markelle Fultz de Washington State e Lonzo Ball de UCLA. Fultz tem uma ligeira vantagem na concepção dos analistas e Ball parece focado em ficar na Califórnia, onde mora e foi à faculdade. Ele e seu pai (o falastrão LaVar Ball) não escondem que jogar pelos Lakers seria um sonho.
Já o Philadelphia 76ers chegou como o grande conquistador da loteria. O time poderia ter duas escolhas no top 4 do Draft e Joel Embiid, representante da franquia no evento, estava todo sorrisos e brincando, inclusive com Magic Johnson. No fim, ele não roubou a escolha do lendário jogador, mas caiu no Top 3, selecionando pelo 3º ano consecutivo nesse grupo.
Veja o resultado da loteria:
1ª posição – Boston Celtics (troca com o Brooklyn Nets)
2ª posição – Los Angeles Lakers
3ª posição – Philadelphia 76ers
4ª posição – Phoenix Suns
5ª posição – Sacramento Kings
6ª posição – Orlando Magic
7ª posição – Minnesota Timberwolves
8ª posição – New York Knicks
9ª posição – Dallas Mavericks
10ª posição – Sacramento Kings
11ª posição – Charlotte Hornets
12ª posição – Detroit Pistons
13ª posição – Denver Nuggets
14ª posição – Miami Heat




