
Depois de acertar sua quarta bola de três e decidir o jogo para o Chicago Bulls contra o Boston Celtics, Dwyane Wade comemorou fazendo um gesto com a mão cortando a própria garganta, finalizando que a parada estava terminada. Pela “violência” que o ato demonstra, ele pediu desculpas no dia depois da partida.
Wade usou seu Twitter para as desculpas.
I wanna apologize to my young fans on my gesture at the end of last nights game. I was caught up in the emotions of my first game at home.
— DWade (@DwyaneWade) 28 de outubro de 2016
“Eu quero me desculpar para os meus fãs jovens por meu gesto no final do jogo de ontem. Fui pego pela emoção em meu primeiro jogo em casa”, disse o camisa 3.
Desde que assinou com os Bulls, time de sua cidade natal, Wade esclareceu que sua chegada não é só para jogar basquete e sim ajudar a comunidade. Algumas regiões de Chicago convivem com grande violência – inclusive gerando o nada bonito apelido de Chiraq, mistrurando Chicago com Iraque – e por isso Wade pode ter sido aconselhado a se desculpar por sua comemoração, mesmo que ela não seja violenta por si só.
Ainda não se sabe se a NBA vai punir o veterano jogador, algo que aconteceria com certeza na NFL, já que esse gesto em específico é banido desde 1999, com o linebacker do Green Bay Packers, Nick Perry, levando uma multa de US$ 12 mil ainda nesta temporada por ter realizado essa “comemoração”.