UFC 294 – Islam Makhachev x Alexander Volkanovski – palpite, odds e prognóstico – UFC – 21/10/2023

Marcelo Cartaxo | 21/10/2023 - 10:36

Fique por dentro do palpite e prognóstico para o duelo valendo o cinturão do peso-leve do UFC. Em Abu Dhabi, no Etihad Center, Islam Makhachev defende o cinturão da categoria diante de Alexander Volkanovski. A partir das 15h (horário de Brasília), no sábado (21), o título estará em jogo no UFC 294.

Palpites: Islam Makhachev x Alexander Volkanovski

Islam Makhachev por KO, TKO ou DQ

A primeira luta entre Makhachev e Volkanovski terminou com vitória de Islam por decisão dos juízes. Naquela ocasião, os conheciam o respectivo estilo de luta do adversário, mas com uma segunda luta entre eles acontecendo, a tendência é que saibam explorar os pontos fracos, a começar pela altura. Islam (1.78 metro) tem 13 cm à mais do que Volkanovski (1.63 metro). Consequentemente sua envergadura também é maior, o que dificulta o jogo curto que Alexander conseguiu impor contra Yair Rodriguez. O clima entre os dois é de que não há saída para uma vitória sem nocaute, e dado o histórico, espera-se uma vitória de Makhachev.

Para ser completado o número máximo de assaltos – não

Em fevereiro, quem deu o resultado da luta foram os juízes ao fim do quinto e último round da decisão. Makhachev não subiu mais no octógono, ao contrário de Volkanovski que nocauteou Yair Rodriguez para garantir o título do peso-pena. A explosão física não é o forte de Makhachev, mais ainda é um lutador letal na média ou longa distância por causa de sua envergadura de 1,79 metro.

Como é dito anteriormente, o clima entre os lutadores é de que não há saída para uma vitória sem nocautes, tanto pelo desempenho recente de Volkanovski, nocauteando Yair Rodriguez no terceiro assalto quanto pelas provocações na coletiva de imprensa da última quinta-feira (19).

Islam Makhachev vence o primeiro assalto

Com média de 2.30 golpes conectados por minuto, Islam é o grande favorito para vencer o primeiro assalto, com a odd mais baixa dentre todos os outros rounds. Famoso por cadenciar seus adversários na medida que quer, Islam Makhachev tem o que é preciso para vencer o primeiro round através da vantagem física, restrospecto e com o público ao seu favor.

Afinal, a luta disputada anteriormente aconteceu em solo australiano, terra natal de Alexander Volkanovski. Em coletiva, o aussie disse que não precisa da torcida ao seu favor, e que conta apenas com suas habilidades. Makhachev rebateu que precisa dos fãs ao seu lado.

Islam Makhachev x Alexander Volkanovski: Desempenho atual

Os lutadores chegam de resultados idênticos, mas em divisões diferentes. Coincidentemente Volkanovski está presente na última vitória de Makhachev, visto que defendeu o cinturão da divisão contra o australiano em fevereiro. Volkanovski, por sua vez, entrou mais uma vez no octógono após sua derrota para Islam. Diante de Yair Rodriguez, o australiano conquistou o cinturão do peso-pena nocauteando o então campeão no terceiro assalto.

Islam Makhachev

Em coletiva de imprensa, Islam Makhachev comentou sobre a situação de Charles do Bronx. O brasileiro deveria ser o oponente de Islam, mas sofreu um corte profundo no super cílio durante um treinamento e teve que se retirar da disputa pelo cinturão. O russo disse que Charles agora deve fazer uma nova luta antes de ganhar o direito de disputar o cinturão da divisão novamente.

— Vou bater o Volkanovski e, depois, tenho dois oponentes: (Justin) Gaethje e Charles. Acho que eles tem que lutar de novo, e quem vencer, eu bato também — Disse o lutador.

Alexander Volkanovski

Chamado de última hora para enfrentar Islam Makhachev, Volkanovski não foi o primeiro lutador que o UFC telefonou para compor o Card principal e disputar o cinturão do peso-leve. Antes disso, a organização tentou fechar com Justin Gaethje e Mateusz Garmot.

O australiano aceitou o convite faltando duas semanas para a disputa, e acredita que Islam não faria a mesma coisa se a situação fosse inversa.

— Não, ele não faria isso. Já vou cortar aí. Te garantiam-se ele não faria o que estou fazendo em 12 dias. Te garanto. — Disse Volkanovski à ESPN.

 

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.