Sem categoria

Gregg Popovich assumirá comando do Team USA após Olimpíadas de 2016

(Crédito: Facebook/reprodução)

(Crédito: Facebook/reprodução)

Favoritos com folga para qualquer competição de basquete que participam com força máxima, os Estados Unidos acabaram de garantir a permanência desse status após a Olimpíada de 2016. Com a saída de Mike Krzyzewski após a competição, a direção da seleção foi rápida no gatilho e anunciou que Gregg Popovich será o treinador dali em diante.

Se o Coach K é uma sumidade no basquete universitário comandando Duke há mais de 30 anos, Pop é uma sumidade na NBA na liderança do San Antonio Spurs, cinco vezes campeão desde que assumiu o cargo ainda nos anos 90 e mais de 1000 vitórias como técnico dos texanos. E claro, há muito respeito entre os dois treinadores.

“O que o programa alcançou na última década sob a liderança de Jerry Colangelo e Mike Krzyzewski é verdadeiramente impressionante. Farei meu máximo para manter os altos níveis de sucesso, classe e caráter estabelecidos por Jerry, Coach K e os jogadores que sacrificaram seu tempo em prol do basquete da seleção”, disse Popovich em comunicado.

Krzyzewski tinha declarado que após os Jogos do Rio sairia do cargo que ocupa desde 2005. Ele assumiu em tempos turbulentos, depois da seleção americana conseguir apenas o bronze nas Olimpíadas de Atenas mesmo com LeBron James, Carmelo Anthony, Allen Iverson, Tim Duncan e outras estrelas. Curiosamente, Popovich era um assistente do head coach Larry Brown.

Desde lá, a seleção voltou a ser ouro em Olimpíadas tanto em Pequim como em Londres, com 75 vitórias em 76 jogos. E é mais do que favorita ao ouro no Rio. Além dos resultados, Colangelo e Coach K conseguiram fazer a seleção ser objeto de desejo e status para as megaestrelas da NBA, não apenas uma perda de tempo.

Uma delas, LeBron James, já se pronunciou sobre essa troca.

“Team USA está em boas mãos com ele (Popovich). Estava em boas mãos com o Coach K. É quase como Poderoso Chefão. Agora entregamos para o Michael Corleone”, disse o astro do Cleveland Cavaliers.

 

Comments
To Top