O tight end Zach Miller, do Chicago Bears, deve receber alta nesta segunda-feira (6) de um hospital de Nova Orleans, segundo a ‘ESPN’ norte-americana, depois que os médicos estabilizaram a perna esquerda do jogador.
O camisa 86 sofreu uma lesão gravíssima no final de semana passado, durante a derrota do time por 20 a 12 para o New Orleans Saints, e precisou passar por cirurgia emergencial para reparar uma artéria poplítea que foi rompida. A operação foi descrita como “heroica” por um médico.
O jogador ainda precisará passar por mais cirurgias para reparar os ligamentos danificados em seu joelho, mas a preocupação inicial era salvar a perna do jogador depois que Miller sofreu uma subluxação lateral do joelho enquanto tentava fazer uma recepção para touchdown.
A lesão causou dano grave na artéria, que foi descrita por fontes como estando “rasgada do topo da articulação do joelho até logo abaixo dele”.
A equipe médica do Chicago Bears, que é liderada pelo Dr. Mark Bowen, imediatamente identificou o potencial dano vascular e Zach Miller foi levado às pressas para o University Medial Center, em Nova Orleans, onde recebeu pronto atendimento.
Miller passou por cirurgia na qual os médicos realizaram um enxerto de veia safena para revascularizar a perna do jogador.
O Dr. Thom Mayer, diretor médico da NFL Players Association (NFLPA), elogiou os envolvidos no caso e o bom prognóstico médico sob circunstâncias extremas.
“Há muitos heróis nesta história, começando com Zach, cuja vontade e tenacidade continuam a surpreender médicos e enfermeiros. Mark Bowen, médico dos Bears, reconheceu imediatamente que (Miller) precisava de um centro especializado em traumas, e ele elogiou os paramédicos e a equipe médica dos Saints”, falou o Dr. Mayer.
Mayer também mencionou o trabalho dos cirurgiões vasculares Dr. Malachi Sheahan e Dr. Bruce Torrance, que repararam a artéria de Miller.
“Esses caras são totalmente feiticeiros – é preciso de pessoas que lidam com traumas o tempo todo para fazer o que eles fizeram”, frisou. “Esforço total da equipe e um ótimo resultado mostrar o que acontece quando preparação se reúne à habilidade e julgamento. Também mostra o quanto nossos jogadores enfrentam de risco toda vez que pisam em campo”, finalizou o Dr. Thom Mayer.
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.