NFL

Super Bowl LIII tem a menor audiência na TV americana desde a temporada 2007

Jason McCourty, cornerback do New England Patriots

(Crédito: Twitter/reprodução)

O Super Bowl LIII teve a menor audiência na televisão dos Estados Unidos em mais de uma década, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Nielsen Co., empresa de levantamento de dados e informações.

A vitória do New England Patriots sobre o Los Angeles Rams por 13 a 3 foi vista por uma média de cerca de 98,2 milhões de telespectadores na ‘CBS’, a menor marca desde que o Super Bowl XLII teve média de 97,4 milhões de espectadores depois da temporada 2007.

A classificação preliminar de domicílios de 41,1 foi a menor desde o Super Bowl XXXVII, disputada depois da temporada 2003.

A decisão da noite deste domingo (3) foi uma verdadeira batalha das defesas, com os ataques tendo muitas dificuldades ao final de uma temporada que ficou marcada pelo alto número de pontos marcados.

Os Patriots foram para o intervalo vencendo por 3 a 0 e os Rams só marcaram pontos com 2min11s remanescentes no terceiro quarto. Os 16 pontos combinados entre os dois times foi a menor marca da história do Super Bowl.

O Super Bowl LIII teve uma audiência total de 100,7 milhões, conforme disse a ‘CBS’ em uma nota oficial. Esse número inclui os telespectadores da ‘CBS’ e da ‘ESPN Deportes’, além de serviços digitais e de streaming na CBS Interactive, nas propriedades digitais da NFL e na Verizon mobile. A ‘ESPN Deportes’ teve uma média de 473 mil espectadores, segundo dados da Nielsen.

A audiência foi especialmente baixa em Nova Orleans, onde apenas 26,1% do mercado sintonizou na decisão da temporada 2018, segundo os números da Nielsen – de longe o mais baixo desde que a cidade se tornou um mercado de classificação em 1998.

Nova Orleans geralmente está entre os principais mercados dos EUA quando se trata de porcentagem da população metropolitana assistindo Super Bowl ou jogos da NFL em geral. Para efeito de comparação, o Super Bowl LII teve um rating de 53.0 em New Orleans. A audiência mais baixa de um Super Bowl em Nova Orleans na história recente foi há dois anos (48.2), quando o Atlanta Falcons, arquirrival dos Saints, estava disputando a decisão contra os Patriots.

Neste ano, entretanto, a cidade de Nova Orleans resolveu boicotar o Super Bowl em toda a cidade para mandar um recado claro à NFL depois do erro crasso de arbitragem que tirou a chance de os Saints venceram os Rams e irem à decisão.

Milhares de torcedores compareceram aos eventos anti-Super Bowl realizados ao redor da cidade, desde o show intitulado ‘Boycott Bowl’ passando pelo desfile ‘Blackout and Gold’ até a festa ‘anti-LIE Bowl’.

Comments
To Top