Mesmo sem Andrew Luck pela segunda semana seguida, o Indianapolis Colts venceu o 16º duelo da AFC South seguido fora de casa. Abrindo a semana 5 da NFL nesta quinta-feira (8), a equipe visitou o Houston Texans no NRG Stadium e saiu com uma vitória por 27 a 20.
Andre Johnson, ex-Texans, mostrou que Houston é mesmo sua casa e terminou como o grande jogador da noite. Wm sua primeira atuação relevante com a camisa de Indianapolis, o wide receiver de 34 anos e 13 temporadas na Liga, somou seis recepções, 77 jardas e dois touchdowns. Matt Hasselbeck, que passou a semana enfrentando uma infecção, comandou bem o ataque visitante e substituiu a altura o jovem titular Luck.
Já do lados dos donos da casa, só confusão. Ryan Mallett começou o jogo como titular, mas apenas dez passes depois – alguns deles deploráveis – e uma interceptação – metade dela culpa de Arian Foster – deixou o campo para entrada de Brian Hoyer – provavelmente o melhor Texan em campo nesta noite. Na defesa, nem mesmo J.J. Watt salvou. A unidade deu show de horrores, com faltas inconvenientes – entregando quatro first downs gratuitos e anulando uma interceptação – e pouca efetividade no pass-rush. A noite foi tão terrível para os defensores texanos, considerados o pontos forte da equipe, que Watt passou os 30 minutos do primeiro tempo sem um tackle sequer – o que não acontecia desde a semana 2 de 2014.
O primeiro tempo, aliás, começou todo a favor dos Colts. A campanha inicial dos Texans era promissora e, após mais de seis minutos de posse de bola, um passe meia boca de Mallett somado a uma recepção ruim de Adrian Foster resultou no primeiro turnover da partida. Ao final do primeiro quarto, o placar já apontava 10 a 0 para os visitantes. O vovô Matt Hasselbeck abriu o playbook que incluía o Andre Johnson na equipe e começou a disparar passes para o veterano wide receiver, dispensado pelos Texans no início da pré-temporada.
Quando Ryan Mallett recebeu uma entrada dura de Sio Moore – punido com um roughing the passer no lance – e deixou o campo, o jogo mudou para os Texans. Brian Hoyer entrou jogando bem – o que parece ter irritado Mallett, que teve de se contentar com o banco pelo resto da noite – e garantiu dez pontos para os donos da casa antes do intervalo. A performance do QB incluiu um hall mary no último lance do primeiro tempo terminando em TD, agarrado pelo calouro Jaelen Strong, em seu primeiro passe recebido da carreira.
0:00 left on the clock? HAIL MARY TIME! Hoyer throws it up…Jaelen Strong brings it down. TOUCHDOWN! #INDvsHOU http://t.co/8ypzODSlFE
— NFL (@NFL) October 9, 2015
Na ida aos vestiários, os Texans estavam vivíssimo no jogo, apenas 3 pontos atrás no placar: Indianapolis 13, Houston 10.
Hoyer voltou ainda mais inspirado para o segundo tempo, enquanto Hasselbeck manteve o ritmo. O veterano quarterback dos Colts lembrou seus bons tempos no duelo de hoje. Com passes precisos como o da primeira campanha do terceiro quarto. Em menos de dois minutos, dois lançamentos de mais de 20 jardas culminaram em TD terrestre de Frank Gore, o melhor corredor da noite com 98 jardas.
Na segunda recepção da carreira, Strong anotou mais um touchdown, o que foi respondido pelo Colts na campanha seguinte. Andre Johnson também chegou a endzone após longa campanha – de mais de oito minutos – com um passe lateral de Hasselbeck.
Com a mão quente, Hoyer teve chance de buscar o empate com 3 minutos de posse de bola. O quarterback vinha com sequência de 17/18 passes certos e mais de 200 jardas aéreas até o two-minute warning. Em uma terceira para duas jardas, porém, o atleta teve uma pane mental e acabou interceptado, sacramentando a quarta derrota do Houston Texans na temporada.
Na próxima rodada, o Houston Texans encara o Jacksonville Jaguars em novo confronto direto da AFC South. Já o Indianapolis Colts, provavelmente com Andrew Luck de volta, recebe os invictos New England Patriots, em confronto que pode ser decisivo na Conferência Americana.
Placar pontuação por pontuação:
3 a 0 – 1Q – a 6min32s do final – FG – Adam Vinatieri acerta chute de 48 jardas.
10 a 0 – 1Q – a 1min22s do final – TD – Matt Hasselbeck encontra Andre Johnson livre no fundo da endzone com passe de 4 jardas. Extra point é bom.
13 a 0 – 2Q – a 7min41s do final – FG – Adam Vinatieri acerta chute de 42 jardas.
13 a 3 – 2Q – a 2min12s do final – FG – Nick Novak acerta chute de 36 jardas.
13 a 10 – 2Q – a 0s do final – TD – Brian Hoyer lança hall mary de 42 jardas e Jaelen Strong agarra a bola dentro da endzone. Extra point é bom.
20 a 10 – 3Q – a 13min02s do final – TD – Frank Gore corre por 3 jardas para a endzone. Extra point é bom.
20 a 17 – 3Q – a 4min03s do final – TD – Brian Hoyer encontra Jaelen Strong livre à esquerda com passe de 11 jardas. Extra point é bom.
27 a 17 – 4Q – a 10min28s do final – TD – Matt Hasselbeck passa para Andre Johnson que avança 4 jardas pela direita para a endzone. Extra point é bom.
27 a 20 – 4Q – a 6min11s do final – TD – Nick Novak acerta chute de 49 jardas.
Estatística Quarterbacks:
Indianapolis Colts
Matt Hasselbeck: 18/29, 213 jardas, 2 TDs
Houston Texans
Ryan Mallett: 7/10, 50 jardas, 1 INT
Brian Hoyer: 24/31, 312 jardas, 2 TDs, 1 INT