O clássico da divisão NFC West entre San Francisco 49ers e Seattle Seahawks abriu a semana 7 da NFL na noite deste quinta-feira (22), no Thursday Night Football, e mesmo atuando fora de casa, no Levi’s Stadium, os Seahawks dominaram o rival ofensivamente e defensivamente e derrotaram os Niners pelo placar de 20 a 3. Com o resultado, Seattle se recupera um pouco na temporada e fica com campanha de três vitórias e quatro derrotas, enquanto que San Francisco está em situação ainda mais complicada em 2015, com duas vitórias e cinco derrotas, ficando assim na lanterna da divisão.
Os quarterbacks Colin Kaepernick e Russell Wilson tiveram atuações regulares (ver números dos QBs abaixo), mas Wilson soube comandar seu ataque com muito mais competência. Correndo com a bola, o running back Marshawn Lynch produziu 122 jardas e um touchdown para os Seahawks e Carlos Hyde fechou com 40 jardas terrestres do lado dos Niners. Já recebendo passes, Tyler Lockett (79 jardas e um TD) foi o melhor de Seattle e Vernon Davis (61 jardas) foi o mais produtivo do lado do time da casa.
O lado positivo a favor do San Francisco 49ers foi a defesa, que apesar de ter tomado 20 pontos e cedido 388 jardas totais, forçou dois turnovers e conteve algumas boas jogadas. Já o ataque dos Niners produziu apenas 142 jardas na partida inteira.
O primeiro quarto foi morno e só o Seattle Seahawks pontuou, logo em sua primeira campanha. Apostando muito em Marshawn Lynch, que carregou a bola impressionantes nove vezes para 38 jardas ainda no primeiro drive, os visitantes chegaram ao touchdown. Os Seahawks chegaram a arriscar uma quarta para uma jarda na redzone e converteram com Lynch. Pouco depois, o mesmo camisa 24 encaixou uma corrida de uma jarda no meio do tumulto e fez o TD.
Os Seahawks anotaram mais dez pontos no segundo quarto, em field goal de Steven Hauschka e em passe de Russell Wilson para Tyler Lockett que resultou em touchdown. Os visitantes ainda poderiam ter ampliado para 24 a 0, mas Wilson foi interceptado por Trumaine Brock em lançamento para a endzone na última campanha antes do intervalo. O San Francisco 49ers nada produziu na primeira metade de partida e todas as campanhas ofensivas dos donos da casa terminaram em punt. Um desastre completo para os Niners.
A primeira campanha ofensiva dos Seahawks no terceiro quarto terminou em punt, assim como o primeiro drive dos Niners (nenhuma novidade!). Na segunda campanha ofensiva de Seattle, contudo, Russell Wilson foi bastante displicente, forçou passe longo no meio de dois defensores de San Francisco e acabou sendo interceptado por Kenneth Acker. Segundo turnover do camisa 3 na noite. Já no final do terceiro quarto, os Niners chegaram no território adversário apenas pela segunda vez na noite (em sua oitava posse de bola), e conseguiram tirar o zero do placar, mas apenas com um field goal de Phil Dawson.
No começo do último quarto, Steven Hauschka acertou mais um field goal para os Seahawks, manteve seus 100% de aproveitamento em chutes na temporada 2015 e praticamente matou o jogo. O San Francisco 49ers não conseguiu produzir mais nada no restante do jogo, os visitantes queimaram cronômetro e confirmaram o tranquilo triunfo no lar do rival. Domínio completo e absoluto dos Seahawks.
Na semana 8 da temporada regular da NFL, o San Francisco 49ers visita o St. Louis Rams, no Edward Jones Dome, enquanto que o Seattle Seahawks enfrenta o Dallas Cowboys, também fora de casa, no AT&T Stadium. Os dois jogos serão no domingo, dia 1º de novembro.
– Quarterbacks
Colin Kaepernick – 13/24 e 124 jardas.
Russell Wilson – 18/24, 235 jardas, um TD e duas interceptações.
– Resumo pontuação por pontuação:
7 a 0 – 1Q – a 7min01s do final – TD – Marshawn Lynch corre uma jarda e anota o primeiro touchdown dos Seahawks na partida. Extra point é bom.
10 a 0 – 2Q – a 9min37s do final – FG – Steven Hauschka acerta field goal de 49 jardas e amplia a vantagem dos Seahawks.
17 a 0 – 2Q – a 2min44s do final – TD – Russell Wilson acerta passe de 43 jardas para Tyler Lockett e a vantagem dos Seahawks cresce para três posses de bola. Extra point é bom.
17 a 3 – 3Q – a 1min21s do final – FG – Phil Dawson acerta field goal de 35 jardas e faz os primeiros pontos dos 49ers no duelo.
20 a 3 – 4Q – a 9min23s do final – FG – Steven Hauschka acerta field goal de 46 jardas e amplia a vantagem dos Seahawks.

Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.