NFL

Ron Rivera soltinho na pista: quatro times que eu gostaria de vê-lo treinar na NFL

Ron Rivera, técnico do Carolina Panthers

Desde a última terça, Ron Rivera não é mais o técnico principal do Carolina Panthers. Pela primeira vez desde 2011, os jogadores chegaram ao centro de treinamento e não viram o treinador mais vitorioso da história da organização comandando as atividades.

Bem, o timing não foi dos mais legais, na minha opinião. Não gostei da decisão de David Tepper, proprietário da franquia da Carolina do Norte, de demiti-lo no começo de dezembro. Sei que Tepper deu suas justificativas, de colocar sua marca no time, de ter uma vantagem competitiva ao começar a procurar por um novo técnico mais cedo.

Mas, ainda assim, pela história que Rivera construiu nos Panthers, não foi legal. E seguirei insistindo nisso. Mesmo com uma campanha decepcionante de 5-7 até agora e a derrota horrenda para o Washington Redskins por 29 a 21, no último final de semana.

Confira nossa opinião sobre a saída de Rivera no nosso podcast de quinta (só clicar no play para ir até o momento exato)

Contudo, aconteceu. São águas passadas e Rivera até já deixou claro que está animado para buscar novas oportunidades. A meu ver, ele merece voltar a ser head coach, mais do que conseguir um emprego como coordenador defensivo ou qualquer cargo de assistente na NFL.

Assim, estando o nosso ‘latino’ salivando por uma chance de respirar novos ares, separei quatro times nos quais eu amaria ver Rivera trabalhando como head coach.

Como torcedor do New Orleans Saints, rival dos Panthers na divisão NFC South, passei a respeitar e admirar Rivera, ainda que achasse seu trabalho contestável nos últimos anos. Ao mesmo tempo, ele teve muitas coisas contra ele (entre elas as sucessivas lesões que atingiram o quarterback Cam Newton).

Então, torcendo para uma figura carismática como ele voltar às sidelines o mais brevemente possível, vamos a quatro bons candidatos.

PS: resolvi me limitar mais aos times que devem procurar novos técnicos em breve ou que julgo que deveriam olhar com carinho para Ron.

Ron Rivera no Washington Redskins?

A era Jay Gruden acabou no começo de outubro e Bill Callahan assumiu como head coach interino. E creio que os Redskins estão de olho no mercado.

Assim, seria muito legal ver Rivera na mira. Técnico com mentalidade defensiva, com experiências anteriores como coordenador defensivo e treinador de linebackers na NFL, o ex-head coach dos Panthers caberia bem em Washington D.C.

Ele comandaria uma defesa que conta com nomes interessantes como Jonathan Allen, Ryan Kerrigan, Fabian Moreau, Josh Norman, Montez Sweat e Landon Collins, entre outros. Talvez conseguiria dar uma encorpada na defesa.

Ao mesmo tempo, com sua experiência trabalhando com um quarterback como Cam Newton, ele poderia ajudar no desenvolvimento do calouro Dwayne Haskins. Certamente, Rivera também não reclamaria do talentoso Terry McLaurin como wide receiver a seu dispor.

Ron Rivera no Dallas Cowboys?

Bem, eu nem deveria colocar os Cowboys aqui porque Jason Garrett tem a estabilidade de um servidor público. Mas vamos forçar e considerar que Jerry Jones esteja realmente p*** da vida e queira trocar de head coach. Já imaginaram Ron Rivera comandando esse time?

A começar pela defesa, especialidade dele, o que não falta é talento. Apenas para citar alguns: DeMarcus Lawrence, Robert Quinn, Maliek Collins, Leighton Vander Esch, Jaylon Smith, Chidobe Awuzie, Jeff Heath, Xavier Woods, Byron Jones.

Não faltam peças.

Rivera ainda conseguiria extrair mais do ataque liderado por Dak Prescott e faria melhor uso de Ezekiel Elliott, Amari Cooper e uma linha ofensiva monstruosa do que o ‘sr. Palmas’ (apelido carinhoso de Garrett) conseguiu em 262 anos no cargo de treinador principal.

Ron Rivera no New York Giants?

“Ain, Bruno, só tem NFC East aqui?”. SIM, PORQUE ESSA DIVISÃO É UMA VERDADEIRA DESGRAÇA!

New York Football Giants. Sai Pat Shurmur, entra Ron Rivera. Eu poderia parar aqui e já seria uma justificativa plausível.

Outro ótimo argumento: Dave Gettleman, GM dos Giants, está nesse trabalho porque teve um bom trabalho em Carolina. Seu treinador nesse trabalho? Ron Rivera. Não sou o único fazendo essa relação, pode ter certeza.

Agora, imagine um técnico de mentalidade defensiva assumindo a sétima pior defesa da NFL em jardas cedidas em 2019 (372,8 por jogo) e a quarta pior em pontos (28,3). E pegando uma defesa com tempo para reformular e que ainda tem uns poucos nomes decentes como Markus Golden, Janoris Jenkins, Antoine Bethea e Jabrill Peppers.

No ataque, ainda teria Daniel Jones, Saquon Barkley e Evan Engram para começar a brincar. Nada mal…

Ron Rivera no Jacksonville Jaguars?

Se Doug Marrone for sair mesmo, Ron Rivera seria uma excelente opção para extrair mais de uma defesa que ficou conhecida como Sacksonville.

Com todos os problemas dos Jags, o sistema defensivo ainda está no pelotão intermediário em jardas cedidas (é a 18ª da liga em 2019, com média de 360,4 por partida) e conta com muitos nomes talentosos.

Qual treinador com mentalidade de defesa não gostaria de Josh Allen, Yannick Ngakoue, Calais Campbell e Myles Jack. Isso que é uma verdadeira pena que Jalen Ramsey não esteja mais por lá.

No ataque, Ron Rivera ainda teria Gardnew Minshew (ou Nick Foles, para quem gosta) e Leonard Fournette. Eu não sei se ele ficaria satisfeito com esse corpo de WRs, mas ele já pegou uns desse nível nos Panthers.

Outros times que seriam curiosos, mas são bem mais improváveis: Detroit Lions, Cleveland Browns e New York Jets.

Comments
To Top