NFL

Primeiro quarterback profissional negro, Bernie Custis morre aos 88 anos

Bernie Custis, primeiro negro a ser quarterback profissional

(Crédito: Instagram/reprodução)

Uma notícia bem triste para os fãs de futebol americano foi divulgada nesta sexta-feira (24). Bernie Custis, primeiro quarterback negro a atuar profissionalmente, faleceu aos 88 anos de idade.

Custis gravou seu nome na história no dia 29 de agosto de 1951, quando ele se tornou titular do Hamilton Tiger-Cats, time da Canadian Football League (CFL). Foi a equipe, inclusive, que confirmou a morte do pioneiro.

Custis foi quarterback na Universidade de Syracuse e foi selecionado pelo Cleveland Browns com a sexta escolha geral do draft da NFL de 1951. Mas ele recebeu a informação de que atuaria como safety na franquia, algo pelo qual ele demonstrou resistência e, então, ele foi dispensado sob a condição de não atuar em outro time da NFL.

Bernie então assinou com os Tiger-Cats e foi titular em todos os jogos em sua primeira temporada na Interprovincial Rugby Football Union, que é uma das ligas que, mais tarde, se transformaria na CFL.

Custis migrou para a posição de running back na temporada seguinte e, em 1953, ele ajudou o time a vencer a Grey Cup, grande decisão da Canadian Football League, quando sua equipe derrotou o Winnipeg Blue Bombers pelo placar de 12 a 6.

Ele encerrou sua carreira profissional atuando como running back no Ottawa Rough Riders, em 1955 e 1956.

“Pioneiros são lembrados com razão por serem os primeiros. Bernie Custis, primeiro negro a ser quarterback profissional na era moderna começando com o Hamilton Tiger-Cats em 1951, deve ser reverenciado também por ser um dos nossos melhores. Um atleta de primeira classe, ele se destacou tanto como quarterback quanto como running back. Um grande líder, ele foi um técnico de sucesso que teve um impacto positivo em inúmeros jovens. Um verdadeiro cavalheiro, ele trouxe honra ao nosso esporte e à nossa liga, e nos forneceu um modelo a ser imitado”, declarou Jeffrey Orridge, comissário da CFL.

Natural de Washington D.C., Custis retornou a Hamilton depois de terminar sua carreira, tendo uma longa trajetória como professor e diretor de escola. Ele também foi técnico em vários níveis por 31 anos.

Comments
NFL, NBA e MLB. Notícias, relatos e colunas. E uma pitada de humor de tiozão. Contato: [email protected]
Copyright © 2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18


Jogue com responsabilidade


To Top