NFL

Prévias NFL temporada 2016/17: Atlanta Falcons

Atlanta FalconsAtlanta Falcons

Desempenho em 2015/16: 8-8 na temporada regular

Sobe, desce ou fica na mesma? Desce por causa da tabela

Principal jogador: Julio Jones

Vai feder: front seven duvidoso

Previsão nada exata ou científica: 7-9

Na temporada passada, no primeiro ano de Dan Quinn, parecia que ele tinha descoberto o fogo, com cinco vitórias para começar a temporada e 6-1 no fim da semana 7. Só que seis derrotas seguidas, inclusive um humilhante 38 a 0 contra os Panthers, mandaram tudo para o buraco.

Quem são os Falcons? O do 5-0, o do 38 a 0 contra ou algo no meio?

Ataque dos Falcons

Sempre que estou pensando na lista de melhores quarterbacks em um domingo à noite enquanto coloco um pedaço de pizza na boca, vem o nome de Matt Ryan e minha incapacidade de qualificar ele. É top 10 ou não? Acho que em 2016 teremos a resposta e é o ano do ou vai ou racha.

Ryan conta com o recebedor mais dominante da NFL hoje. Antonio Brown pode ter números maiores às vezes, mas ele tem grande companhia, o que Jones não pode dizer o mesmo desde que o Tonhão Gonzalez se aposentou. Para a temporada, ele terá Mohamed Sanu ao lado, ao invés do eterno Roddy White, mas podemos dizer que ele também não é sensacional. Entre os tight ends, Jacob Tamme e Levine Toilolo. Não é um grande corpo de recebedores, só que Jones compensa por todos eles e sua produção não deve cair em relação a 2015: 136 recepções e 1871 jardas.

Mas Matty Ice não precisa entrar em depressão. Devonta Freeman se mostrou um excelente running back e sabe correr rotas, sendo uma arma dupla. E ambos os citados no parágrafo se beneficia da subestimada linha ofensiva, 5ª melhor da liga segundo o Pro Football Focus e que tirou uma peça do único que os Browns tinham de bom (sua OL), o center Alex Mack.

Portanto, o ataque dos Falcons tem tudo para ser acima da média. Ser top 10. Se Matt Ryan, em sua nona temporada na NFL, não fizer sua parte (4000 jardas, 25 TDs e menos de 11 INT, alguns drives da vitória), não pensarei mais nele comendo a pizza de atum.

Defesa dos Falcons

 

A defesa dos Falcons não deve empolgar muita gente em 2016/17, parecendo ter se inspirado na montagem de elenco dos Saints: vamos atacar, atacar, atacar e o que der para fazer na defesa, faremos. Vic Beasley em sua temporada de calouro, não foi espetacular, mas Khalil Mack nos números também não mostrou tanto. Não digo que ele tem o mesmo potencial, mas ele deve chegar ao quarterback mais fácil no segundo ano.

O problema é que a defesa estará cheia de novos jogadores e calouros, como os linebackers Deion Jones e De’Vondre Campbell. E isso deve dar espaços para Cam Newton, Drew Brees e Jameis Winston abrirem um sorriso no rosto. Ou seja, é fundamental que Beasley e Grady Jarrett, junto com Derrick Shelby (contratado dos Dolphins) pressionem e destruam o pocket.

Desmond Trufant continua o claro líder da secundária, mesmo com o time selecionando na 1ª rodada o safety Keanu Neal, o que impressionou muita gente. O time ainda vai sofrer com a suspensão de quatro jogos de Jalen Collins, projetado para ser o CB 2 do time.

Tabela

Crédito: ESPN/reprodução

Crédito: ESPN/reprodução

O começo da temporada será uma desgraça. Nas seis primeiras semanas, o time tem que jogar contra os promissores Raiders em Oakland, os rivais Saints fora, recebe os Panthers e viaja para Denver e Seattle. E o primeiro jogo é contra os rivais Buccaneers. Ou seja, os Falcons têm a possibilidade de serem os Chiefs de 2015 – começo ruim, mas depois uma grande sequência de vitórias – mas não acredito nisso porque a tabela continuará com algumas pedreiras e a defesa teria que mostrar muito mais do que os nomes sugerem.

O time é favorito em cinco jogos – Bucs, Chargers, Rams fora, Niners e Saints – mas claramente azarão nos cinco confrontos citados acima e mais Packers em casa, Cardinals em casa e Panthers fora. Ainda dá para adicionar Chiefs em casa. Ou seja, o time deve melhorar em relação a 2015/16, mas a tabela não vai ajudar.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top