NFL

Para honrar Ken Stabler, três ex-Raiders prometem doar cérebros para pesquisa

(Crédito: Instagram/reprodução)

(Crédito: Instagram/reprodução)

Em homenagem a Ken Stabler, ex-quarterback que faleceu em julho do ano passado e sofria de encefalopatia traumática crônica (CTE, em inglês) em estágio 3, três ex-jogadores do Oakland Raiders prometeram doarem seus cérebros para pesquisas sobre doenças cerebrais. Em entrevista ao jornal ‘San Mercury News’, George Atkinson, George Buehler e Art Thoms se comprometeram a ceder os órgãos depois da morte para estudos médicos.

Os cérebros serão destinados ao centro de estudo em Boston, que promove pesquisas sobre CTE, doença degenerativa que está sendo ligada a repetitivas pancadas no cérebro advindas da prática do futebol americano.

Segundo Thoms, ele foi encorajado a fazer a doação por Kim Bush, parceira de Ken Stabler.

“Quando você vê seu companheiro de time deteriorar muito ao final de sua vida, vendo ele ir embora assim, isso acaba nos unindo”, falou Thoms, em entrevista ao ‘Mercury News’.

Já Atkinson falou sobre sua preocupação em relação à ligação entre o esporte e doenças cerebrais. O ex-atleta frisou que sofre de perda de memória e esse foi o motivo para ele ter largado seu emprego como comentarista de jogos do Oakland Raiders.

“Eu não consigo me lembrar de ontem para hoje a metade do tempo”, afirmou Atkinson.

De acordo com Thoms, ele e outros ex-jogadores não tinham certeza se algumas das dificuldades pós-carreira eram apenas fruto da idade, mas ele frisou: “eu comecei a pensar que é parcialmente por causa do futebol americano”.

Stabler morreu aos 69 anos de idade e, ao Outside The Lines, da ‘ESPN’ norte-americana, a médica que examinou o cérebro do jogador após o falecimento falou sobre a doença.

“Ele tinha lesões muito substanciais. Elas foram generalizadas, muito clássicas. Não houve dúvidas sobre o diagnóstico”, declarou a Dra. Ann McKee.

Stabler, Atkinson, Buehler e Thomas atuaram nos Raiders na década de 70 e conquistaram o primeiro título de Super Bowl da franquia, em 1976.

Comments
To Top