O número de concussões na NFL caiu 11,3% na temporada 2016, segundo dados divulgados pela liga nesta quinta-feira (26). Houve 244 lesões relatadas durante treinamentos e jogos na temporada regular e na pré-temporada, enquanto que em 2015 houve 275 traumas desse tipo.
Apesar da boa notícia, o número ainda é maior do que foi em 2014 (206) e 2013 (229), mas a NFL credita o número maior, em parte, ao aumento do número de jogadores que informam por conta própria que sofreram concussões, já que a consciência sobre os sintomas cresceu nos últimos tempos.
As concussões em jogos de temporadas regulares caíram para 167.
A queda no número de concussões em 2016 coincide com um componente regulador adicionado ao protocolo de concussão antes do início da temporada. Ele proporciona um mecanismo para a NFL e a NFL Players Association (NFLPA) para impor o protocolo através de investigações e possíveis punições em instâncias individuais.
Vale ressaltar que, nesta semana, a NFL determinou que o Miami Dolphins não seguiu estritamente o protocolo de concussão da liga com o quarterback Matt Moore, durante um confronto na rodada de wild card dos playoffs contra o Miami Dolphins. A franquia da Flórida não foi punida, mas recebeu uma advertência de que qualquer incidente do tipo futuramente pode levar a uma punição mais rígida.
As concussões em retornos de kickoff caíram em 15% depois que a liga modificou as regras para tornar a jogada mais segura. Depois que o touchback foi movido da linha de 20 para a linha de 25 jardas, os retornos foram menos incentivados e houve 17 concussões registradas em kickoffs, ante 20 em 2015.
Apesar disso, houve mais lesões no geral em retornos de kickoff em 2016. A NFL relatou um total de 39 lesões atribuídas a concussões, rupturas de ligamentos do joelho e problemas no músculo posterior da coxa. Houve 35 lesões desse tipo em 2015.
A nova regra de touchback foi aprovada como um experimento de um ano e precisa ser reavaliada pelos proprietários das franquias nesta offseason.
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.