O Super Bowl LI foi um dos maiores da história e muitos torcedores e telespectadores pensaram: “os Patriots não têm chance de virar”. Para quem quiser um alento, a pessoa que falou isso não passou longe.
Estatisticamente, a franquia de New England chegou a apenas 0,4% quando o Atlanta Falcons deixou o jogo em 28 a 3 no terceiro quarto. Apesar disso, esse número é um modelo de probabilidade, sem contar o histórico da National Football League.
Do ponto de vista da história da liga, os Patriots fizeram algo que só aconteceu 0,2% das vezes: eles ganharam uma partida após ficarem com uma desvantagem de 25 pontos ou mais.
Além disso, de acordo com uma pesquisa da NFL que leva em conta todos os jogos disputados, as equipes da liga têm recorde de 2.545-4-2 na temporada regular quando conseguem uma vantagem de 25 pontos ou mais. São apenas quatro derrotas em 2.551 chances.
Na pós-temporada, o recorde é de 102-2, o que significa que, no total, as equipes estão 2647-6-2 quando conseguiram uma vantagem de 25 ou mais pontos. Ou seja, são só seis derrotas em 2.655 chances, o que significa que os times só conseguiram uma virada 0,22% das vezes.
Greatest comeback ever? #SB51 pic.twitter.com/eUswOjnlh8
— NFL (@NFL) 10 de fevereiro de 2017
O que torna o feito do New England Patriots ainda maior é que as únicas outras duas vezes que uma equipe conseguiu uma virada dessa magnitude nos playoffs foi na rodada de Wild Card, enquanto o time de Massachusetts fez no Super Bowl.
Amante de esportes em geral e ex-jogador de beisebol. Apesar de preferir o passatempo americano e torcer pelo New York Yankees, me redimo ao acompanhar o sofrido Miami Dolphins na NFL e fico sem time da NBA.