NFL

Lamar Jackson MVP: favorito desde a semana 11, Jackson confirma expectativas e leva troféu

Lamar Jackson, quarterback do Baltimore Ravens

(Crédito: Twitter/reprodução)

Lamar Jackson era o favorito para ser o MVP da NFL na temporada 2019 desde a semana 11, quando seu Baltimore Ravens atropelou o Houston Texans. Com 222 jardas e 4 passes para TD, mais 78 jardas corridas e uma vitória por 41 a 7 contra outro candidato a MVP, Deshaun Watson, Jackson passou Russell Wilson e se tornou o líder na corrida pelo MVP.

Como ele não entregou a paçoca nas semanas finais de temporada regular, a entrega na cerimônia NFL Honors neste sábado (1) não foi uma surpresa. A decisão foi de 50 eleitores da imprensa esportiva norte-americana, incluindo ex-jogadores e técnicos que trabalham na mídia.

O camisa 8 foi o segundo MVP eleito de maneira unânime (com todos os 50 votos) na história da NFL, juntando-se a Tom Brady (2010). Jackson também é o primeiro jogador da história dos Ravens a faturar o prêmio individual mais importante da NFL.

Pela segunda temporada consecutiva o troféu é dado para um segundo anista. Assim como com Patrick Mahomes, pouco importou que Lamar Jackson tenha apenas 23 anos, recém-completados. Como a temporada acabou antes de seu aniversário (7 de janeiro), ele é o primeiro desde Jim Brown (1957) a ser o MVP da NFL com menos de 23 anos.

Não faltam estatísticas para corroborar o troféu. Foram 3.127 jardas aéreas, com 36 TDs e apenas seis interceptações e mais absurdas 1.206 jardas terrestres, com 7 TDs com os próprios pés.

Apenas cinco running backs conseguiram mais jardas terrestres – Derrick Henry, Nick Chubb, Christian McCaffrey, Ezekiel Elliott e Chris Carson – e ele bateu o recorde de jardas terrestres conseguidas por um QB. Michael Vick (2006) tinha essa honra com 1037 jardas.

Não faltaram grandes jogos para ajudar os eleitores a escolher.

Os 5 passes para TD e 17 de 20 contra os Dolphins na semana 1 já indicaram o que estava por vir. Mas ter vencido Wilson, Brady e Watson, com uma performance incrível contra os Texans e ainda ter destruído Jets e Browns com números incríveis – 15 de 23, 5 TDs de 86 jardas corridas contra NY e 20 de 31, 238 jardas, 3 TDs e 103 jardas terrestres contra Cleveland – tiraram qualquer dúvida.

Agora que Lamar Jackson já provou que está entre os principais jogadores da NFL com sua temporada de 2019, só falta o sucesso na pós-temporada. Patrick Mahomes já deu o roteiro do que fazer.

Comments
To Top