O defensive end/outside linebacker Khalil Mack, do Oakland Raiders, ficou com o prêmio de Jogador Defensivo do Ano da NFL na temporada 2016, como foi anunciado na noite deste sábado (4) durante o NFL Honors, cerimônia de premiação da National Football League.
Mack superou concorrentes como o safety Landon Collins, do New York Giants, o linebacker Von Miller, do Denver Broncos, o defensive tackle Aaron Donald, do Los Angeles Rams, e o linebacker Bobby Wagner, do Seattle Seahawks. Mack acabou ficando com um voto a mais do que Miller na disputa.
Khalil Mack não teve uma reta inicial boa de temporada e fez apenas um sack nos primeiros cinco jogos. Porém, do meio de outubro até o meio de dezembro, o camisa 52 foi imparável e, em uma sequência de oito jogos, ele fez 10 sacks, deu 13 pancadas nos quarterbacks adversários e forçou cinco fumbles, além de ter recuperado três fumbles e feito uma interceptação retornada para touchdown.
O pass rusher fechou o campeonato com 11 sacks, 73 tackles combinados, cinco fumbles forçados, uma interceptação (retornada para TD) e três passes desviados.
Ao final da temporada 2016, Mack foi o responsável por 44% dos sacks dos Raiders, uma das maiores marcas de toda a liga. Suas 26 pancadas nos QBs foram a segunda melhor marca da NFL, atrás apenas das 31 feitas por Aaron Donald, segundo o ‘NFL Research’.
Em sua carreira de três temporadas na NFL até agora, Mack soma 30 sacks e agora ele tem um prêmio de Jogador Defensivo do Ano em sua estante.
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.