NFL

Jimmy Garoppolo é diagnosticado com ruptura no ligamento cruzado anterior

Jimmy Garoppolo, quarterback do San Francisco 49ers

(Crédito: Twitter/reprodução)

O que o San Francisco 49ers mais temia foi confirmado na tarde desta segunda-feira (24). O quarterback titular Jimmy Garoppolo passou por uma ressonância magnética e foi diagnosticado com uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o que vai deixá-lo fora do restante da temporada 2018 da National Football League.

A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Adam Schefter, da ‘ESPN’ norte-americana, e confirmada oficialmente pelos Niners.

Minutos depois da derrota por 38 a 27 para o Kansas City Chiefs, neste último domingo (23), o técnico Kyle Shanahan já havia informado aos repórteres que o time temia que Garoppolo tivesse sofrido uma lesão no ligamento cruzado anterior. Foi só uma questão de tempo até o pior cenário se confirmar.

A contusão grave de Garoppolo ocorreu com 5min35s remanescentes no jogo válido pela semana 3 da temporada regular da NFL. Em uma situação de terceira para o goal na linha de 20 jardas dos Chiefs, o signal caller foi pressionado pelo defensive end Justin Houston, dos Chiefs, pelo lado direito. O camisa 10 então fugiu de Houston e correu em direção à lateral esquerda para ganhar jardas com as pernas.

Após avançar 13 jardas, Garoppolo tinha a opção de sair de campo para evitar o contato ou então permanecer dentro de campo e ser atingido por um defensor de Kansas City. Foi então que Garops deu uma pisada estranha perto da linha lateral com a perna esquerda antes de colidir com o cornerback Steven Nelson, dos Chiefs.

O QB titular dos Niners foi imediatamente ao chão, levando a mão ao joelho esquerdo, e recebeu atendimento médico rapidamente. O signal caller ainda conseguiu sair caminhando até o banco de reservas, onde ficou apontando para o joelho enquanto conversava com os médicos.

Pouco depois, Garoppolo foi levado à tenda médica e o reserva C.J. Beathard entrou para substituí-lo nos minutos finais do jogo.

“Acho que foi culpa dele”, afirmou Justin Houston. “Eu rezo para que ele não esteja machucado e que não seja nada sério, mas como um quarterback, você deve sair de campo. É apenas uma polegada. Uma polegada (ganha) não teria feito a diferença. Você tem a jarda que você precisa, você sai de campo. Você tem que ser inteligente, pensar no seu time”, completou o pass rusher dos Chiefs.

Antes de se lesionar, Garoppolo acertou 20 passes de 30 para 251 jardas, dois touchdowns e não lançou nenhuma interceptação, saindo de campo com um bom passer rating de 114.7.

Tom Brady, de quem Garoppolo era reserva no New England Patriots antes de ser trocado pela franquia de Foxborough com os 49ers, no ano passado, demonstrou solidariedade ao ex-companheiro de time.

“É uma lesão difícil. Me sinto mal por Jimmy… é uma porcaria. Você odeia ver alguém sofrer algo assim, alguém de quem eu realmente gosto e com quem tenho amizade desde que ele chegou aqui”, disse o astro dos Pats em sua tradicional participação na rádio ‘WEEI’, de Boston.

Brady, vale lembrar, também sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior durante sua carreira. Foi na semana 1 da temporada 2008, coincidentemente em partida contra o Kansas City Chiefs.

Segundo Shanahan, o plano dos Niners é seguir em frente com Beathard como titular. Na jogada seguinte após a contusão de Garoppolo, o reserva lançou uma linda bola para o tight end George Kittle que teria sido um touchdown, não fosse por uma falta de interferência no passe ofensiva marcada contra o time californiano.

Entrando bem no final do jogo, Beathard acabou não fazendo um passer sequer que tenha contado para as estatísticas no duelo deste domingo, mas ele foi titular em cinco jogos no ano passado, durante sua temporada de calouro, incluindo na primeira vitória dos Niners na temporada 2017 contra o New York Giants.

Em sete jogos antes da partida contra os Chiefs, o quarterback selecionado na terceira rodada do draft de 2017 acertou 54,9% de seus passes para 1.430 jardas, quatro touchdowns e seis interceptações. Ele também correu 26 vezes para 136 jardas e três TDs.

“Eu tenho muita confiança em C.J.”, afirmou Shanahan. “Ele entrou hoje, fez um baita de um lançamento naquela quarta descida. Sem hesitação, C.J. é um jogador. Todo mundo aqui tem um enorme respeito por C.J., como ele se porta. Ele é um homem lá, e é um quarterback muito bom, e temos a sorte de tê-lo”, completou o head coach.

O time também pretende trazer o quarterback Tom Savage, atualmente um free agent, para um teste, de acordo com o jornalista James Palmer, da ‘NFL Network’.

Jimmy Garoppolo fecha a temporada 2018 da NFL com 59,6% dos passes completados para 718 jardas, cinco touchdowns e três interceptações em três jogos como titular. Ele também correu oito vezes para 33 jardas.

Comments
To Top