NFL

Guia Quinto Quarto do Super Bowl LI para leigos (sim, você também pode…)

NRG Stadium, casa do Super Bowl LI

(Crédito: Instagram/reprodução)

Estamos finalmente no final de semana do Super Bowl LI e nós, amantes do futebol americano, ficamos roendo as unhas enquanto a decisão da temporada 2016 da National Football League se aproxima. Mas também temos que reconhecer que muitas pessoas sequer sabem por que a noite deste domingo (5) será tão especial e estão mais preocupadas com o programa Encrenca, da ‘RedeTV'.

➤ Veja nosso esquenta para o Super Bowl LI

Assim, nós do QUINTO QUARTO tivemos a ideia de preparar um breve guia do Super Bowl para leigos ou, se preferir, para indivíduos não familiarizados com o esporte da bola oval.

Com certeza você tem em sua família aquela tia que pergunta o que é essa tal de “final do Super Bowl” (por favor, nem precisamos dizer que o termo é completamente errado, mas não tente agredir verbalmente sua tia se ela falar isso. É muito feio!). Ou então a vovó fofa que faz um bolo de laranja maravilhoso e que questiona por que você gosta de ver esses brutamontes empurrando uns aos outros.

Sim, sabemos que você tem um desses seres humanos convivendo contigo, nem que seja apenas aos finais de semana.

ENTÃO AQUI É O LUGAR DELES!

Eis agora uma boa ocasião para tirar aquelas dúvidas cruéis que habitam os cérebros de seus parentes e tentar deixá-los prontos para o grande Super Bowl LI. Assim, depois que terminar o Domingão do Faustão, o controle vai ser logo seu. YEEEEEEEEEEES!

Sem mais delongas, vamos ao mini-guia:

O que é o Super Bowl?

O Super Bowl é a grande final da nossa querida e amada National Football League (vulgarmente conhecida como NFL). Neste ano, será disputada a 51ª edição da decisão com essa nomenclatura e o evento começou a ser realizado em 1967. Antes disso, quando a NFL e a AFL (American Football League) não haviam se fundido, a decisão não se chamava Super Bowl.

– E quem vai jogar esse ano?

De um lado do gramado no Super Bowl LI (usar números romanos é algo chique, né, bem?) estará o Atlanta Falcons, cujo ataque é liderado por um quarterback (posição mais importante do esporte) de orelhas grandes chamado Matt Ryan. Do outro lado estará o New England Patriots, do quarterback Tom Brady (sim, o marido da modelo brasileira Gisele Bündchen – desculpa, mas eu precisei falar isso).

Que horas vai começar e onde vai ser disputado o Super Bowl?

O kickoff (a bicuda na bola achatada que dá início ao jogo) está marcado para as 21h30 (de Brasília) e, neste ano, o Super Bowl será disputado no NRG Stadium, em Houston, no Texas.

– Mas por que em Houston?

Não é preciso ser nenhum gênio para saber que nem Atlanta Falcons e nem New England Patriots são de Houston, no Texas. Assim, me sinto no dever de explicar que a partida está sendo na casa do Houston Texans (o time de lá) e isso porque a NFL, tradicionalmente, escolhe as sedes das finais com anos de antecedência.

Além disso, a título de curiosidade, nunca houve na história da liga um time jogando o Super Bowl ‘em casa’. É uma espécie de maldição. Os Texans esse ano até chegaram ao mata-mata, mas foram eliminados pelo próprio New England Patriots na rodada de divisão dos playoffs (as quartas de final, para facilitar).

– E essa final vai demorar quanto tempo?

Difícil dizer com exatidão, afinal não sou Nostradamus (brincadeira, eu não precisava ser tão grosso). Geralmente, um jogo de futebol americano dura cerca de 3h30. Como o Super Bowl tem o show do intervalo, que estende um pouco o descanso dos jogadores, conte com umas 4h de jogo.

Para que ninguém fique cansado, sugiro criar joguinhos divertidos no intervalo para integrar a vovó e a titia. Nada como um carteado para deixar todo mundo acesso até altas horas (desculpa, Serginho Groisman, pelo uso desnecessário).

– Show do intervalo é legal, né? Quem vai tocar esse ano?

Orra se é legal! Essa é a parte que agrada a todos, desde o cachorro até a vizinha chata que liga à noite para contar que o marido da Norminha faleceu ontem. Neste Super Bowl LI, será a vez da cantora pop Lady Gaga, que promete fazer um show memorável.

Que tal algumas músicas para esquentar?

– Poxa, por que tem tanto intervalo assim?

Como o futebol americano é um esporte bastante estratégico e os times são divididos em três grupos (ataque, defesa e especialistas), as pausas servem para as trocas de unidades, dependendo de quem está com a bola no momento, e tudo mais. Vale citar que, no Super Bowl, como os intervalos são um verdadeiro show de comerciais, as pausas também valem muito (pena que na transmissão brasileira não dá para ver as propagandas de lá, mas dá até para achar na internet).

PS: um comercial de 30 segundos no intervalo do Super Bowl LI tem um custo médio de US$ 5 milhões (UAU!).

E quem ganhar ganha o quê?

Além de um imenso prestígio, já que o Super Bowl é o jogo mais importante do esporte dos Estados Unidos, e de dinheiro, o campeão leva essa belezinha para casa: o Troféu Vince Lombardi.

Troféu Vince Lombardi

(Crédito: Instagram/reprodução)

– Quem vai ser o campeão?

Eu não já não disse que não sou o Nostradamus? Desculpe, eu não costumo me exaltar assim. O New England Patriots é ligeiramente favorito em termos gerais, já que tem Tom Brady (sim, ele é tudo isso e mais um pouco, o melhor da história para muitos), o técnico Bill Belichick (um verdadeiro CDF do futebol americano) e uma defesa que liderou a liga em pontos cedidos (como se tivesse tomado menos gols, se isso fosse o futebol da bola redonda).

Apesar disso, o Atlanta Falcons foi o melhor ataque da temporada com sobras e marcou uma média de 33,8 pontos por partida. O jogo explosivo de Matt Ryan, Julio Jones, Devonta Freeman e companhia pode fazer a diferença a favor dos representantes da Geórgia.

Se a experiência contar, os Patriots levam muita vantagem: é a sétima aparição no Super Bowl nos últimos 15 anos e o time busca seu quinto título, enquanto que os Falcons disputam apenas o segundo Super Bowl em sua história, com nenhum título conquistado.

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top