NFL

ESPECIAL SUPER BOWL: Confira a prévia de Denver Broncos x Seattle Seahawks

Sim, finalmente o dia 2 de fevereiro chegou e com ele o Super Bowl XLVIII. E a 48ª edição do evento esportivo mais importante dos Estados Unidos promete ser um duelo dos mais memoráveis, afinal o Denver Broncos, dono do melhor ataque da liga, com médias de 457,3 jardas e 37,9 pontos por jogo, enfrenta o Seattle Seahawks, que tem a melhor defesa da NFL, com média de 273,6 jardas e 14,4 pontos cedidos por partida.

Pela primeira vez desde o Super Bowl XXV, disputado depois da temporada de 1990, quando o New York Giants derrotou o Buffalo Bills pelo placar de 20 a 19, teremos o melhor ataque e a melhor defesa da liga se enfrentando na decisão do futebol americano.

Outro chamariz para o Super Bowl deste ano é o fato de que é a primeira vez desde 2010, no Super Bowl XLIV, quando o New Orleans Saints bateu o Indianapolis Colts por 31 a 17, que dois times de melhores campanha na temporada regular se enfrentam. Vale lembrar que tanto Broncos quanto Seahawks tiveram campanhas de 13 vitórias e três derrotas na liga.

“Será um grande confronto”, como o próprio técnico Pete Carroll, do Seattle Seahawks, disse. E não só pelos fatores acima citados. Além de ser o primeiro Super Bowl disputado em um estádio aberto (MetLife) localizado em uma cidade fria (Nova York), o jogo final da temporada 2013 da National Football League terá Peyton Manning, um dos melhores quarterbacks da história, tentando levar o seu Denver Broncos ao título, o que o ajudaria a se estabelecer ainda mais na galeria de mitos da NFL. Além disso, o camisa 18 pode se tornar o primeiro quarterback titular a levar duas franquias distintas a conquistar o Vince Lombardi Trophy.

Manning, aliás, teve a melhor temporada em termos produtivos da história da liga profissional de futebol americano e somou 55 passes para touchdown e 5,477 jardas, números que estabeleceram novos recordes na NFL. Vale lembrar que Manning passou por duas cirurgia no pescoço há duas temporadas atrás, perdeu a temporada 2011 inteira, foi liberado pelo Indianapolis Colts e acertou com os Broncos, depois de John Elway jogar todas as suas fichas no signal caller, que completa 38 anos em março e está na reta final de sua carreira.

Do outro lado, o líder do ataque do Seattle Seahawks é Russell Wilson. O quarterback, segundo anista na liga, completou 63,1% dos passes desferidos nesta temporada, fez 26 conexões para touchdown e somou 3,357 jardas aéreas totais.

Outra grande arma ofensiva dos Seahawks será Marshawn Lynch, running back que correu para 1257 jardas em 301 carregadas e anotou 12 TDs terrestres na temporada regular. Lynch, aliás, deve estar ainda mais motivado no Super Bowl, já que recentemente assinou um contrato com a Skittles e deve lutar ainda mais para comer as famosas balinhas com sabores de frutas.

Porém, como falar de Seattle Seahawks sem mencionar os astros de sua defesa? Começando na linha de frente com os defensive ends Cliff Avril e Michael Bennett, oitavos na NFL em sacks, com 44, passando por linebackers como Bruce Irvin, Bobby Wagner e Malcolm Smith, e contando com uma secundária composta por Richard Sherman, talvez o melhor cornerback da liga, Byron Maxwell, e os safeties Kam Chancellor e Earl Thomas, o sistema defensivo do Seattle Seahawks conta com talento suficiente para dar conta dos wide receivers Demaryius Thomas e Wes Welker, do running back Knowshon Moreno e do tight end Julius Thomas.

Mesmo sem sabermos se quem levará a melhor será o ataque do Denver Broncos ou a defesa do Seattle Seahawks, podemos apostar com absoluta certeza que o Super Bowl XLVIII ficará guardado na galeria de melhores partidas da história do futebol americano. Com tanto talento de ambos os lados, alguém duvida disso?

CONFIRA MAIS DO ESPECIAL SUPER BOWL:

► Conheça o elenco do Denver Broncos

► Conheça o elenco do Seattle Seahawks

► Veja a história de Denver Broncos e Seattle Seahawks em Super Bowls

► Carreiras: Russell Wilson x Peyton Manning

►Os principais elementos que tornam o Super Bowl bem-sucedido

Comments
To Top