NFL

[APRENDENDO O FUTEBOL AMERICANO] – Dicas para conhecer mais

Como uma parte extra do especial para ensinar futebol americano a iniciantes, o QUINTO QUARTO irá mostrar aqui outras formas de aprender o jogo.

O futebol americano é, sim, um esporte complicado. Porém, graças à paixão do povo americano pelo futebol da bola oval, muito do esporte foi criado em outras mídias. Seja uma infinidade de filmes até jogos de videogames que levam a complexa experiência de um jogo para casa, o futebol americano pode ser aprendido de muitas maneiras diferentes.

 

Crédito: Twitter/ Reprodução

Crédito: Twitter/ Reprodução

ASSISTINDO OS JOGOS

Dizem que o ser humano só aprende algo quando o vê acontecendo. Com o futebol americano não é diferente. Assistir o jogo é a maneira mais direta que você pode entender o esporte. A vantagem do leigo no Brasil é que as transmissões são extremamente didáticas, justamente buscando esse público que não é 100% familiarizado com o jogo, mas que quer aprender.

Horários

ESPN: – Quintas-feiras (Thursday Night Football): 21:30 horas

– Domingos: Primeiro horário começa às 14 horas

Segundo horário começa às 17:30 horas

Terceiro horário (Sunday Night Football) começa às 21 horas

– Segundas-feiras (Monday Night Football) começa às 21 horas

ESPORTE INTERATIVO: O Esporte Interativo passa sempre os Sunday e Monday Night Football. Outros horários de jogos não são fixos na emissora, que detém o direito de passar, mas por questões de grade horária algumas vezes não transmite todos os horários de domingo.

VÍDEOS

A NFL tem uma política para liberação de imagem muito restrita, então é muito difícil encontrar vídeos de jogos no Youtube. Para o fã de futebol americano, o Youtube é muito bom para aprender os fundamentos do futebol americano. Lá existe uma série de técnicos de high schools e universidades que postam vídeos sobre fundamentos do futebol americano. Não existe nenhum canal específico para isso, mas ao pesquisar “Football fundamentals” uma enxurrada de vídeo-aulas aparecerão.

A NFL é muito rígida com a liberação de imagem de jogos em outros meios, porém em seu site, ela divulga todo o material possível. Em dias de jogos, o site posta quase em tempo real vídeos das grandes jogadas que estão acontecendo. Além de mini-clipes das jogadas, o site também conta com muito conteúdo da NFL Network, o canal de televisão exclusivo da liga. Lá você pode encontrar vídeos de comentaristas, na maioria grandes ex-jogadores, discutindo sobre temas em voga na liga.

LIVROS

America’s Game: O livro traça a história do esporte que começou como marginal e que conquistou o Estados Unidos. Desde os anos da Segunda Guerra Mundial, quando a liga lutava por sua sobrevivência, até os anos de 1980 e 1990, quando disputas judiciais abalaram o, agora, esporte favorito do país.

Take Your Eye Off The Ball: Um guia introdutório de como assistir o futebol americano, um esporte que foi feito para ser transmitido pela televisão, mas que poucos conseguem abstrair tudo que as transmissões têm a oferecer.

Blood, Sweat & Chalk: O livro traça a história da criação dos grandes playbooks da liga, desde bastidores até influência das jogadas para o avanço da complexidade do jogo.

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

FILMES

Futebol americano é um esporte genuinamente americano, então normal que houvesse uma série de filmes de Hollywood que tratassem do esporte. Alguns filmes são histórias reais come “The Blind Side”, “Invincible”, “Somos Marshall” e “The Express”. Outros filmes não são histórias reais, mas simulam acontecimentos da história da liga, como “Draft Day”, “Any Given Sunday” e “The Replacements”.

Além de filmes hollywoodianos, a liga tem uma vasta história de filmes com a NFL Films, fundada pelo visionário Steve Sabol. A NFL Films é, para o futebol americano, o que o Canal 100 foi para o futebol brasileiro, porém em uma escala muito maior. A NFL Films produz filmes desde o início da liga, mostrando bastidores dos jogos, conversas entre jogadores, tudo isso em uma linguagem cinematográfica que dava aos filmes uma visão totalmente inovadora ao esporte. Sabol, mente por trás do projeto, ganhou 35 Emmys pelos seus documentários sobre a liga.

 

Crédito: Twitter/ Reprodução

Crédito: Twitter/ Reprodução

VIDEO GAMES

A série Madden NFL feita pela EA Sports é o jogo definitivo de futebol americano. A cada atualização feita, o jogo se torna mais e mais parecido com a realidade. Tão parecido que Teddy Bridgewater está usando o jogo para aprender o playbook do Minnesota Vikings. O jogo pode ser muito útil para quem quer aprender a parte tática da NFL. Os playbooks dos times são muito completos, e o jogo tem uma curva de aprendizado muito tênue.

SITE DA NFL

A liga tem a noção que o jogo de futebol americano é difícil, e para isso ela criou em seu próprio site ferramenta para ensinar o jogo. No NFL-360 o leigo pode aprender o básico do jogo, posições, duração da partida. O grande ponto forte do site são os vídeos, que mostram um pouco de cada time, além de melhores momentos de grande jogadores da liga. O site é tão iniciante que tem uma seção aonde você pode fazer um teste para descobrir “para que time você torce”.

Outra ferramenta do site da NFL é o NFL Rulebook, um manual de regras virtual para consulta. O link tem ferramentas de busca para que você não se perca na hora de procurar o que significa cada gesto que um juiz de campo faz.

Comments
To Top