O kicker Cody Kessler, do Chicago Bears, foi alvo de críticas públicas depois de errar o field goal que teria classificado o time para a rodada de divisão dos playoffs da Conferência Nacional (NFC). Mas acabou que o camisa 1 tem um elemento a seu favor para justificar a oportunidade perdida.
Uma revisão detalhada do field goal perdido mostra que o defensive tackle Treyvon Hester, dos Eagles, desviou levemente a bola com a mão na linha de scrimmage e isso fez com que o chute não fosse preciso.
“Eu e Haloti (Ngata)… nós conseguimos penetração, levantamos a mão como sempre diz o treinador. Bateu na ponta dos meus dedos. Senti que foi bom… (mas) na verdade, pensei que não tinha sido o suficiente, pensei que ia entrar. Quando eu vi entrando, virei para trás (longe dos postes). Então eu ouvi todo mundo gritando, eu fiquei tipo: ‘oh, (palavrão)… ele perdeu”, declarou Hester depois da vitória dos Eagles por 16 a 15, segundo o jornal ‘Philly Daily News’.
All-22 footage clearly shows Treyvon Hester got a piece of Cody Parkey’s final FG attempt vs. Eagles. pic.twitter.com/kAZdjdXug4
— Nick Shook (@TheNickShook) 7 de janeiro de 2019
Nesta segunda, via correção de estatística, a NFL oficialmente mudou a jogada e a listou como field goal bloqueado por Hester.
O desvio de Hester foi suficiente para tirar o chute de sua trajetória inicial e a bola bateu na trave esquerda, bateu na trave horizontal e pingou na end zone para encerrar a temporada para os Bears.
É óbvio que o FG errado por Parkey esteve longe de ser o culpado pela derrota do time de Chicago. Sobretudo é preciso lembrar que o kicker foi responsável por nove dos 15 pontos anotados pela franquia de Illinois na partida decisiva.
A defesa dos Bears, grande ponto forte do time na temporada, não conseguiu conter o quarterback Nick Foles na campanha que resultou no touchdown da vitória dos Eagles e o ataque do time, liderado pelo quarterback Mitchell Trubisky, teve atuação bastante limitada e converteu apenas cinco de 16 situações de terceiras descidas, por exemplo.
Agora, com a evidência em vídeo de que o chute de Parkey foi desviado, as coisas talvez fiquem um pouco mais tranquilas para o camisa 1.
Colocar a culpa pela eliminação em seu kicker é a maneira mais fácil de obscurecer as limitações demonstradas pelo seu time. Ponto final.

Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.