A Canadian Football League (CFL) negou a tentativa do quarterback Johnny Manziel de atuar na liga em 2017, mas deixou em aberto a possibilidade de estudar o assunto na próxima temporada. A informação foi confirmada de maneira oficial pela liga nesta quarta-feira (27).
Segundo o comunicado oficial, Manziel estará elegível para atuar na CFL em 2018 se ele “atender certas condições que foram explicadas” pelo comissário Randy Ambrosie.
A CFL não revelou detalhes sobre as exigências, mas disse que realizou “um extenso processo de devida diligência”, incluindo uma reunião pessoal entre Manziel e Ambrosie.
Atualmente com 24 anos de idade, Manziel não atua profissionalmente desde que o Cleveland Browns o dispensou em março de 2016.
Em nota, o quarterback disse que está preparado para jogar, mas observou que entrar em um time da CFL no final da temporada não seria a situação ideal. Atualmente, a liga canadense está na semana 15 de uma temporada regular de 20 semanas.
No seu comunicado, Manziel falou mais sobre sua atual situação.
“Recentemente, tive uma reunião muito positiva com o Comissário Ambrosie e saudei a oportunidade para nós nos conhecermos e termos uma conversa aprofundada sobre um possível futuro com a CFL”, falou o QB. “Eu amo este esporte e quero voltar ao campo em uma situação na qual possa ajudar uma franquia no longo prazo. Ao longo dos últimos meses, meu agente me ajudou a examinar todas as minhas opções para jogar, descobrindo onde eu poderia ser mais efetivo e voltar a ter a maior diversão com o esporte que amo. Estou pronto para jogar hoje, mas nós todos concordamos com o Comissário que não faria nenhum sentido eu me juntar a uma equipe com apenas uma semana restante na temporada – não teria sido justo com meus colegas de equipe, treinadores e torcedores. Quero entrar em uma equipe e conquistar a minha vaga desde o primeiro dia, como todo mundo. Estou ansioso para me preparar do melhor jeito possível e aguardo com expectativa o que o futuro reserva”, completou.
O Hamilton Tiger-Cats é dono dos direitos de Manziel na CFL há vários anos e ele fez testes na equipe em agosto. A franquia decidiu não fechar com o jogador na ocasião, então Manziel abriu um processo em que o time tinha uma janela de 10 dias para oferecer um contrato ou então renunciaria aos direitos sobre o QB.
Ambrosie, contudo, estendeu essa janela para investigar a candidatura de Manziel antes de anunciar a decisão nesta quarta. A janela agora vai fechar no dia 30 de novembro, quando dias depois da final da Grey Cup, que é a decisão da CFL.
Como é o caso com todos os jogadores internacionais da CFL, Manziel teria que se comprometer por dois anos caso ele assine com os Tiger-Cats ou qualquer outro time. Isso significaria que ele não estaria elegível para voltar à NFL até a conclusão da temporada 2019 da CFL.
Desta forma, efetivamente, o mais cedo que ele poderia retornar à National Football League seria em 2020.

Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.