NFL

Após três field goals errados em derrota, Nick Folk diz: “este é por minha conta”

Nick Folk, kicker da NFL

(Crédito: Twitter/reprodução)

Roberto Aguayo não está em Tampa Bay, mas os problemas continuam. Na derrota do Tampa Bay Buccaneers para o New England Patriots por 19 a 14, no Thursday Night Football, Nick Folk viveu uma verdadeira noite de pesadelo.

O kicker dos Bucs errou três field goals durante a partida e esses nove pontos desperdiçados acabaram se provando fatais em um jogo apertado. O resultado é que a franquia da Flórida caiu para uma campanha de 2-2 e muita da responsabilidade cai sobre o camisa 2.

O próprio Folk admitiu após a derrota que merece alguma culpa pelo resultado negativo, dizendo aos repórteres (segundo Greg Auman, do jornal ‘Tampa Bay Times’): “nós deixamos pontos lá. Deveríamos ter ganhado o jogo, 20 a 19. Este é por minha conta”.

Nick Folk errou uma tentativa de 56 jardas no final do segundo quarto e, depois, uma de 49 jardas nos primeiros segundos do último quarto, ao final de uma campanha que havia começado no quarto anterior. Ele ainda desperdiçou um chute de 31 jardas na primeira campanha ofensiva dos Bucs no último quarto e foi bastante vaiado pela torcia presente no Raymond James Stadium.

No momento do último FG errado, os donos da casa estavam com nove pontos de desvantagem, justamente a diferença que os três field goals, caso tivessem sido convertidos, teriam anulado.

O técnico Dirk Koetter, dos Buccaneers, disse aos jornalistas que conversou com o general manager Jason Licht e que uma conversa sobre a situação da posição de kicker é “iminente”, mas observou que eles “não querem tomar decisões precipitadas”.

Anteriormente na carreira, Nick Folk foi um kicker de grande rendimento no New York Jets por sete temporadas, de 2010 a 2016, mas desde então ele caiu de produção.

Folk foi trazido pelos Bucs na offseason para competir por posição com o jovem Roberto Aguayo, que não correspondeu às expectativas após ser selecionado na segunda rodada do draft de 2016. Aguayo então teve muitas dificuldades na pré-temporada, foi dispensado e o emprego caiu no colo de Folk.

Porém, desde que faturou o posto de kicker de Tampa Bay, o jogador de 32 anos de idade tem sofrido. Ele perdeu dois field goals e um extra point na vitória apertada por 25 a 23 sobre o New York Giants, na semana 4, e até agora está com seis field goals certos de 11 chutados em quatro partidas, um aproveitamento de apenas 54,5%.

E Koetter tem sido pego de surpresa.

“É infeliz porque (…) ele tem sido realmente sólido nos treinos, o que aconteceu na semana passada meio que saiu do campo esquerdo. Não havia nenhuma indicação real de que poderia acontecer. Nós só chutamos ao vivo no treino em um dia essa semana e Nick foi muito bem”, frisou o treinador. “Então, novamente, estas duas últimas semanas não foram exatamente o que esperávamos. Claro, Nick será o primeiro a admitir isso. Mas, ainda, é um esporte coletivo. Nós tivemos outras oportunidades”, completou o head coach.

É interessante notar que o problema está longe de ser apenas Folk. Contando desde a temporada passada, segundo o NFL Research, os Buccaneers estão 28 de 42 em field goals, um aproveitamento de apenas 66,7%. Esses 14 erros representam quatro a mais do que qualquer outro time neste período de tempo.

Comments
To Top