NFL

Análise da briga pelo título em cada divisão da NFL

Créditos: Cleveland Browns

Créditos: Cleveland Browns/divulgação

A temporada regular da NFL vem chegando a sua 13ª semana, e o cenário dos playoffs está cada vez mais claro. O Quinto Quarto traz uma análise sobre a briga pelo título de cada divisão da liga, além da disputa pelas quatro vagas de wild card.

– NFC NORTH

O inevitável aconteceu. Os Packers de Aaron Rodgers retomaram o ponto mais alto da NFC North após o antigo líder, Detroit Lions, perder duas partidas consecutivas. Após um começo de temporada fraco, o quarterback de Green Bay deu o recado para os torcedores do time: “Relaxem”. Ele sabia o que estava falando. Rodgers vem jogando a melhor temporada da sua carreira, levando respeitados analistas a considerá-lo o melhor quarterback da liga, a frente de Peyton Manning e Tom Brady.

O lado azul e prata da divisão começou forte, enchendo os torcedores de Detroit de esperança. Mas após enfrentar dois oponentes difíceis nas últimas semanas, os Lions deixaram claro que não têm potencial para brigar por uma vaga no Super Bowl. Destaque para a inconsistência do quarterback Matthew Stafford, que mostra temporada a temporada que dificilmente atingirá o status de elite.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Green Bay Packers

Wild Card: Detroit Lions

– AFC EAST

O New England Patriots é o New England Patriots. Quando muitos pensam que a dinastia chegou ao fim, os pupilos de Bill Belichick mostram que, quando querem, são imbatíveis. O time está invicto após uma dura derrota para Kansas City na semana 4, vencendo com propriedade oponentes bem estruturados com os Broncos, Colts e Lions. Mais uma vez, não há dúvida quando ao vencedor da AFC East.

Em todo caso, a divisão trás duas surpresas interessantes. A primeira é o Buffalo Bills, que decidiu deixar o segundo-anista E.J. Manuel no banco e dar uma chance ao veterano Kyle Orton. A aposta vem dando resultado, graças também ao incrível atleticismo do wide receiver Sammy Watkins. Após consecutivas campanhas pífias, os Bills conseguiram seis vitórias na temporada até o momento, ótima campanha para um time em reestruturação.  Outro destaque é a boa atuação do Miami Dolphins, que contou com a surpreendente recuperação do quarterback Ryan Tannehill e uma das defesas mais fortes da liga para chegar a seis vitórias em 2014. Nenhum dos dois times, porém, tem chances de brigar com os Patriots pelo primeiro lugar.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: New England Patriots

Wild Card:

– NFC WEST

A NFC West é uma divisão curiosa. Em 2011, Seattle foi o primeiro time a chegar aos playoffs com um recorde negativo em uma temporada completa. Nessa temporada, os atuais campeões vem demonstrando o quão difícil é manter um time no mesmo nível de competitividade após vencer um Super Bowl. As sete vitórias e quatro derrotas não representam um recorde ruim, mas o domínio que o time mostrava sobre seus adversários na temporada passada sofreu uma queda notável. No entanto, esse não é o principal motivo que tira Seattle da primeira posição na NCF West, mas sim as nove vitórias do Arizona Cardinals na temporada. Resta saber os Cardinals conseguirão manter a regularidade com Drew Stanton, já que o quarterback titular Carson Palmer sofreu uma grave contusão no joelho e não jogará mais esse ano.

Não podemos esquecer também do San Francisco 49ers. O time, que chegou a três finais da NFC seguidas, não apresenta mais a potência ofensiva do jogo corrido, mas venceu sete jogos na temporada e é um forte candidato a uma vaga nos playoffs. O time da Califórnia, no entanto, tem uma tabela muito complicada até o fim da temporada, tendo pela frente Seattle, Arizona e San Diego.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Arizona Cardinals

Wild Card: Seattle Seahawks

– AFC SOUTH

A divisão sul da Conferência Americana continua sendo a mais fraca da NFL, com times desestruturados e sem chances de chegar aos playoffs. A principal briga dessa divisão, na verdade, é pela primeira escolha do draft de 2015.

O Indianapolis Colts, no entanto, se contradiz à regra. Guiados pelo futuro jogador do Hall da Fama, Andrew Luck, os Colts vem fazendo uma ótima temporada, chegando a sete vitórias. Luck tem com quem contar: os wide receivers Reggie Wayne e Ahmad Bradshaw e o tight end T.Y. Hilton colocaram a franquia de Indiana na primeira posição da NFL em jardas aéreas e jardas por jogo. Se o ataque da equipe continuar nesse ritmo, os Colts terão grande potencial para chegar longe nos playoffs.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Indianapolis Colts

Wild Card: 

– NFC SOUTH

O que aconteceu com a NFC South? A divisão, que há alguns anos era considerada a mais forte da NFL, caiu em decadência e chegou ao fundo do poço nessa temporada. Todos os times da divisão estão com recordes negativos, sendo que Tampa Bay tem somente duas vitórias na temporada (e mesmo assim está a somente duas vitórias da liderança da divisão). O Atlanta Falcons lidera a NFC South com míseras quatro vitórias, mesmo número do segundo colocado, New Orleans Saints. O único fator que colocará um time da NFC South nos playoffs é a vaga garantida para o campeão de cada divisão. É praticamente impossível que outro time da divisão chegue à pós-temporada.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: New Orleans Saints

Wild Card: 

– AFC WEST

Quando uma lenda viva do esporte comanda o ataque de um time, dificilmente essa equipe ficará de fora dos playoffs. A teoria se aplica aos Patriots de Tom Brady, aos Packers de Aaron Rodgers e, obviamente, aos Broncos de Peyton Manning. Não é nenhuma surpresa que a franquia do Colorado esteja no topo de sua divisão, com o segundo maior número de jardas aéreas e o terceiro maior número de jardas totais na temporada. Não é surpresa também que Manning tenha chegado a 34 touchdowns em apenas 11 jogos. O desempenho apresentado por Denver na temporada coloca a equipe como favorita para voltar ao Super Bowl.

A AFC West provavelmente contará com um segundo time nos playoffs nessa temporada. Kansas City vem fazendo uma ótima temporada, se apoiando no jogo corrido de Jamaal Charles e Knile Davis para vencer partidas complicadas como, por exemplo, contra os Patriots e os Seahawks. O problema do time de vermelho é a regularidade de resultados: foi contra os Chiefs que o Oakland Raiders anotou sua única vitória na temporada. O mesmo problema atinge o rival de divisão San Diego Chargers, do quarterback Philip Rivers. O time da Califórnia começou a temporada com ótimos resultados, mas caiu de produção e anota seis vitórias na temporada.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Denver Broncos

Wild Card: 

– NFC EAST

A NFC East está muito interessante nessa temporada, com dois times da divisão jogando o seu melhor futebol em anos. Tony Romo e o Dallas Cowboys estão mostrando uma maturidade incrível, chegando a incríveis oito vitórias na temporada. Porém, o título da divisão está ameaçado pelo Philadelphia Eagles, que contou com seu explosivo ataque aéreo para chegar ao mesmo número de vitórias do seu maior rival. Os Eagles, porém, sofrem com a mesma incerteza do Arizona Cardinals: seu quarterback titular, Nick Foles, sofreu uma grave contusão e dificilmente voltará a jogar nessa temporada. Philadelphia está contando com Mark Sanchez, jogador adquirido no começo dessa temporada. O quarterback não decepcionou até o momento, ajudando seu time a vencer Houston, Carolina e Tennessee. Porém, todos sabem que a regularidade não é o ponto mais forte da careira de Sanchez, por isso os torcedores dos Eagles tem motivos para se preocupar.

Os dois times ainda não se enfrentaram nessa temporada. O primeiro embate acontece em algumas horas, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O segundo jogo entre as equipes acontece no dia 14 de dezembro, no AT&T Stadium, em Dallas. Esses jogos provavelmente decidirão o time da NFC East que jogará em janeiro.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Dallas Cowboys

Wild Card: 

AFC NORTH

A NFC North é, momentaneamente, a divisão mais disputada na NFL. Todos os times, sem exceção, possuem sete vitórias e estão tecnicamente empatados. No critério de desempate, os Bengals saem na frente, pois ainda não estiveram em bye week e possuem somente três derrotas. É provável que um segundo time da divisão também se classifique para os playoffs.

Um destaque interessante da divisão é o desempenho do Cleveland Browns, que chegou a ótima marca de sete vitórias e quatro derrotas na temporada, vencendo jogos importantes contra os rivais de divisão. Isso prova que a decisão do técnico Mike Pettine de manter o quarterback Brian Hoyer no logar do badalado calouro Johnny Manziel foi acertada.

Outro time que chama a atenção na divisão é o Baltimore Ravens. O time campeão do Super Bowl XLVII, que não teve boa atuação na temporada passada, volta a competir por um lugar nos playoffs mesmo sem Ray Rice, principal running back da equipe que foi dispensado após vídeo em que agride a namorada ser divulgado na imprensa. Joe Flacco, quarterback da equipe, vem tendo um bom desempenho na temporada, marcando 18 touchdowns até o momento.

Previsão Quinto Quarto:

Campeão da Divisão: Cincinnati Bengals

Wild Card: Baltimore Ravens

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top