NFL

Adam Vinatieri erra dois chutes e vai ponderar sobre seu futuro na NFL

Adam Vinatieri, kicker do Indianapolis Colts

(Crédito: Twitter/reprodução)

Adam Vinatieri viu sua 23ª temporada na National Football League terminar de forma melancólica neste sábado (12). E há chances de esse ter sido o último jogo do lendário kicker na liga.

Durante a derrota do seu Indianapolis Colts para o Kansas City Chiefs por 31 a 13, resultado que selou a eliminação da franquia de Indiana dos playoffs da Conferência Americana (AFC), Vinatieri perdeu o field goal mais curto de sua carreira (23 jardas de distância) e um extra points.

Os dois chutes perdidos pelo maior kicker da história da NFL resumem bem o que foi uma noite de pesadelo para Indianapolis na rodada de divisão dos playoffs.

“Foram condições difíceis lá chutando”, falou o técnico Frank Reich, dos Colts, sobre a neve que caiu no Arrowhead Stadium. “Foi um daqueles dias. Foram as três fases. Parece que isso era um indicativo de que iríamos cometer um erro assim nas três fases. Nós certamente também tivemos isso lá”, frisou o head coach.

Os Colts só foram conseguir seu primeiro first down na partida na última campanha ofensiva do primeiro tempo e chegaram até a linha de cinco jardas do território adversário no final do segundo quarto. A tentativa de FG de 23 jardas de Vinatieri bateu na trave esquerda, mantendo a desvantagem dos visitantes em 24 a 7.

“Apenas não tive um chute muito bom. Você precisa de cada ponto que conseguir em um jogo de playoffs, e aqueles nós precisávamos com certeza. É um impulso e precisando daqueles pontos indo para o intervalo e (eu) não consegui para nós”, observou.

Atualmente com 46 anos de idade, Vinatieri se tornou o maior pontuador da história da NFL nesta temporada. Em sua carreira, ele acertou 194 de 200 field goals em distâncias entre 20 e 29 jardas.

O camisa 4 estava com aproveitamento perfeito em 94 field goals de 23 jardas ou menos até o erro deste sábado.

O chute errado também foi o field goal mais curto perdido nos playoffs desde que Chiefs e Colts se enfrentaram na rodada de wild card em 2006. Naquela ocasião, Lawrence Tynes perdeu um FG de 23 jardas para o time de Kansas City.

Até este sábado, os kickers estavam com aproveitamento perfeito de 71 chutes precisos (incluindo playoffs) em field goals de 23 jardas ou menos nesta temporada.

O erro de Vinatieri gerou reações nas redes sociais, incluindo por parte do ex-defensive back Charles Woodson. O então jogador do Oakland Raiders assistiu Vinatieri acertar um field goal de 45 jardas para forçar a prorrogação e então um FG de 23 jardas no tempo extra para dar uma vitória dramática para o New England Patriots na rodada de divisão dos playoffs de 2001. Aquele jogo foi disputado sob neve intensa.

“Agora ele perde na neve”, escreveu Woodson na rede social.

E o erro de field goal não foi a única gafe de Vinatieri neste sábado.

O astro perdeu um extra point depois de uma recepção para touchdown feita pelo wide receiver T.Y. Hilton e, se fosse certo, o chute teria feito a diferença cair para 24 a 14 com cerca de cinco minutos remanescentes.

Vinatieri, que tinha aproveitamento perfeito em 70 extra points em jogos de pós-temporada até este sábado, disse que terá que voltar e ver o que aconteceu no lance.

Agora, chegou o momento de o kicker decidir se ele deseja atuar no que seria sua 24ª temporada na NFL em 2019. Vinatieri afirmou que pretende tirar uma semana ou duas para relaxar antes de tomar uma decisão.

“Tem algumas coisas em termos de corpo que eu quero conferir e assegurar que estamos todos bem e seguindo em frente”, falou Vinatieri, que será um free agent nesta offseason. “Eu ainda não tomei uma decisão, para ser honesto com vocês (…) Se eles (Colts) querem conversar, estou disposto a ouvir, com certeza”, pontuou.

O kicker ressaltou que gosta da direção para a qual o time está caminhando sob o comando do general manager Chris Ballard e do técnico Frank Reich. Apesar disso, cabe aos Colts decidirem se desejam fechar um novo contrato com Vinatieri.

“Foi um ano divertido, os caras foram ótimos neste vestiário. Eu amo todos esses caras. Foi um ano realmente divertido. Você odeia terminar a temporada como fizemos. Mas eu acho que há apenas um time que está feliz ao final da temporada”, finalizou Adam Vinatieri.

Comments
To Top