NBA

Idealizador do sistema de triângulos, Tex Winter morre aos 96 anos

tex winter chicago bulls

Poucas pessoas foram mais importantes para a NBA dos anos 90 e começo dos 2000 que Tex Winter. Idealizador do sistema de triângulos, ele ganhou 10 títulos na melhor liga de basquete do mundo, seis pelo Chicago Bulls e mais quatro pelo Los Angeles Lakers. Nesta quarta-feira, aos 96 anos, ele faleceu.

Treinador de Kansas State por 15 anos, ele se tornou treinador do Houston Rockets nos anos 70, durando apenas duas temporadas. Depois de rodar, ele chegou ao Chicago Bulls para ser assistente e com a ascensão de Phil Jackson para o posto de head coach, conseguiu implementar um sistema ofensivo que tiraria o melhor de Michael Jordan e companhia.

Nós fizemos um post de introdução ao sistema de triângulos, que você pode conferir no link.

Jordan logo se pronunciou sobre a morte desse personagem tão importante em sua carreira.

“Eu aprendi muito com o Coach Winter. Ele era um pioneiro e um verdadeiro estudante do jogo. Seu ataque dos triângulos foi uma gigante parte de nossos seis campeonatos com os Bulls. Ele era um trabalhador incansável. Tex sempre focou nos detalhes e preparação e era um excelente professor. Tive sorte de jogar para ele. Minhas condolências para a família”, disse o proprietário do Charlotte Hornets em email enviado para o Chicago Tribune.

Depois do desmanche que ocorreu nos Bulls, Winter acompanhou Jackson para Los Angeles, implementando o ataque nos Lakers e vencendo três títulos com Shaquille O’Neal e Kobe Bryant. Ele ainda era consultor da franquia no título de 2009.

“Meu mentor. Eu sentava com Tex e assistia todo minuto de todos os jogos durante nossa primeira temporada juntos. Ele me mostrou como estudar cada detalhe”, disse Kobe em seu Twitter.

Steve Kerr, treinado por Winter em Chicago também, lamentou o ocorrido e em meio a suas frases teve uma que se destacou bastante. “Muito do que faço aqui com os Warriors é puxado de coisas que aprendi com Tex”, disse o treinador da equipe três vezes campeã nos últimos quatro anos.

Comments
To Top