Steve Clifford chegou a um acordo de contrato de quatro anos de duração e será o novo técnico do Orlando Magic. A informação foi apurada Adrian Wojnarowski, da ‘ESPN’ norte-americana, nesta quarta-feira (30).
Clifford voou para Michigan na última terça para se reunir com os proprietários do Magic, da família DeVos. Uma coletiva de imprensa será concedida nesta quarta para apresentar o novo técnico principal da franquia da Flórida.
Jeff Weltman, presidente de operações de basquete do Orlando Magic, considerou Clifford como a combinação perfeita de um técnico com bom conhecimento de tática, professor e disciplinador para comandar um elenco jovem e promissor.
Atualmente com 56 anos de idade, Clifford foi demitido em abril pelo Charlotte Hornets, após cinco anos como head coach do time, e ele tem uma história no Magic, já que foi técnico assistente por cinco temporadas em Orlando na comissão técnica do head coach Stan Van Gundy, de 2007 a 2012.
Agora, Clifford terá a oportunidade de pegar um elenco ainda mais jovem e promissor do que ele herdou em Charlotte há cinco anos. O Orlando Magic tem um núcleo liderado por nomes como os ala-pivôs Jonathan Isaac e Aaron Gordon.
A missão do Magic era encontrar um novo técnico com grande chance de permanecer no cargo por um bom tempo, algo que a franquia tem sentido falta, depois de empregar cinco treinadores ao longo dos últimos sete anos.
Weltman e o general manager John Hammond seguiram com Frank Vogel como head coach há um ano, quando ambos chegaram à organização, e demitiram o treinador depois de uma campanha de 25 vitórias e 57 derrotas.
O Orlando Magic vem de seis temporadas consecutivas com mais derrotas do que vitórias, jamais terminando o campeonato acima da 11ª posição na Conferência Leste.
Clifford perdeu 21 jogos devido a dificuldades com sono e dores de cabeça severas durante a temporada 2017-18 da NBA, mas ele se recuperou e os médicos do Magic estão confiantes de que o técnico conseguirá arcar com as responsabilidades de um técnico principal novamente.
O Charlotte Hornets foi aos playoffs em duas oportunidades nos cinco anos de Clifford como head coach e somou 22 vitórias a mais do que no ano anterior imediatamente após a contratação de Clifford para a temporada 2013-14.
Steve Clifford somou 196 vitórias e 214 derrotas nas cinco temporadas no comando dos Hornets, incluindo temporadas consecutivas de 36 vitórias e 46 derrotas para encerrar sua passagem por lá.
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.