NBA

San Antonio Spurs contrata estrela da WNBA para ser assistente de Popovich

Crédito: Instagram/reprodução

Crédito: Instagram/reprodução

Com o elenco campeão e o treinador Gregg Popovich mais do que confirmados para a temporada 2014/15 da NBA, quando eles defenderão o título, uma bela novidade estará sentada no banco, ao lado do ranzinza e vitorioso técnico. O San Antonio Spurs anunciou nesta terça-feira que a ex-jogadora Becky Hammon será assistente-técnica da equipe.

Não é a primeira vez que uma mulher ocupa um cargo na comissão técnica de uma franquia da NBA. A pioneira foi Lisa Boyer, assistente de John Lucas no Cleveland Cavaliers em 2001/2002.

Hammon, de 37 anos, assumirá o cargo logo depois de encerrar sua carreira na WNBA. Já no ano passado, quando os Spurs venceram o título da NBA, a ex-jogadora participava dos treinamentos e das reuniões da comissão técnica. Em comunicado,

Popovich se disse ansioso para trabalhar com Hammon: “tendo observado seu trabalho na temporada passada com a equipe, estou confiante que seu QI de basquete, ética de trabalho e capacidade de lidar com os atletas será de grande benefício para os Spurs”.

Conta também o fato de que a cidade texana não é território inóspito para Hammon. Por oito temporadas ela jogou no San Antonio Stars, depois de ter representado o New York Liberty e outros clubes na Europa. A armadora empilhou feitos na liga americana de basquete feminino: sétima de todos os tempos em pontos, quarta em assistências e sexta em jogos. Em 2011 ela foi eleita uma das 15 maiores jogadoras da WNBA de todos os tempos e foi seis vezes uma allstar.

Além de qualidade, ela também provou ter personalidade. Em 2008, sabendo que não seria convocada para jogar as Olimpíadas pelos Estados Unidos, ela se naturalizou russa, já que na época jogava pelo CSKA. Obviamente a reação não foi positiva, sendo criticada inclusive pela treinadora da seleção americana. Ela manteve a decisão e não só jogou em Pequim pela Rússia como também nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Se não é a primeira mulher a assumir o cargo, vale lembrar que a escola Popovich já revelou diversos treinadores para outras franquias, uma posição que nenhuma mulher chegou: Mike Budenholzer (atualmente no Atlanta Hawks), Mike Brown (ex-Cleveland Cavaliers e LA Lakers), Mike D’Antoni (ex-New York Knicks e Lakers), Jacque Vaughn (Orlando Magic) e Brett Brown (Philadelphia 76ers), entre outros.

Comments
To Top