Kobe Bryant terá sua camisa 8 e 24 aposentadas nesta segunda-feira pelo Los Angeles Lakers. E, infelizmente, um dos grandes personagens de sua carreira não estará presente: treinador de Kobe nos cinco títulos que conquistou, Phil Jackson não deve comparecer à cerimônia.
A informação é da jornalista Ramona Shelburne da ‘ESPN’ americana. Suas fontes não citaram uma razão específica para Jackson não se deslocar de sua casa no estado de Montana para o Staples Center em Los Angeles.
À princípio não há um atrito que faça Jackson não querer homenagear seu comandado além dos já reportados: depois de sua primeira passagem pelos Lakers, o treinador lançou um livro polêmico onde chamava Bryant de “uncoachable”, por causa de sua personalidade forte. Porém os dois trabalharam a relação logo depois com a volta de Jackson ao comando dos Lakers e dois títulos com Kobe sendo MVP das finais.
Já com a organização essa história é diferente. Jackson estava sendo considerado para mais uma passagem como treinador em 2012. Todavia, a franquia preferiu Mike D’Antoni. O ex-treinador também teve um longo relacionamento com a proprietária da franquia, Jeanie Buss, que terminou em 2016 mas que não parece ter deixado os dois lados em uma guerra.
Independente da razão e até da ausência de Jackson, o que importa nesta segunda-feira é homenagear um dos grandes da história do basquete.

Sem time nem na NFL e na NBA, posso gostar de Tom Brady e Peyton Manning (mais Brady) e Magic Johnson e Larry Bird (mais Magic) ao mesmo tempo. Ainda insisto que falta golfe no Quinto Quarto, mesmo que não tenha nada a ver.