O Orlando Magic anunciou nesta sexta-feira (29), por meio do general manager Rob Hennigan, que Scott Skiles foi contratado para ser o novo técnico da equipe. Skiles fez parte do primeiro time da história da franquia, na temporada 1989-90, e jogou em Orlando por cinco temporadas durante sua carreira de dez anos como jogador.
Apesar de sua ligação com a equipe, o novo técnico afirmou que foi importante que o interesse da organização teve primeiramente a ver com seu talento como treinador e não somente pelo fato de ele ter jogado na franquia duas décadas atrás.
Skiles chegou a ser entrevistado pelo New Orleans Pelicans, que recentemente demitiu Monty Williams, mas acabou acertando mesmo a sua ida para o Orlando Magic. Vale lembrar que o técnico já comandou o Phoenix Suns, o Chicago Bulls e o Milwaukee Bucks.
“Scott traz um grande leque de habilidades para nossa organização. Eu posso ficar falando e falando sobre sua habilidade para ensinar, inspirar é algo no qual Scott se destaca e é o que nosso time precisa neste momento. Achamos nosso cara. Achamos o cara certo e estamos empolgados com isso. E vamos parar por aqui”, disse Hennigan, que se recusou a falar se o Orlando Magic tinha interesse em Tom Thibodeau, ex-técnico do Chicago Bulls, que foi demitido nesta quinta (28).
Durante sua época de jogador, Scott Skiles chegou a fazer uma partida na qual distribuiu 30 assistências, recorde da NBA.
Alex Martins, CEO do Orlando Magic, utilizou os termos “foco”, “estrutura” e “responsabilidade” ao falar sobre as características que Skiles traz para o cargo. Agora, a expectativa é que o treinador consiga fazer com que o Magic volte a brigar por vaga nos playoffs na Conferência Leste.
Scott Skiles chega para substituir Jacque Vaughn, que liderou a equipe em três temporadas seguidas com 25 vitórias ou menos, retrospecto muito ruim.
Em sua trajetória como treinador, Skiles soma 443 vitórias e 433 derrotas, sendo que sua melhor temporada foi em 2001-02, com o Phoenix Suns, quando a equipe teve campanha de 51 vitórias e 31 derrotas. Apesar de ter apenas uma temporada com 50 vitórias, Skiles pode se orgulhar de, em sua primeira temporada completa no Chicago Bulls, ter feito o time chegar a 47 vitórias, após apenas 23 vitórias da equipe em 2003-04. Ele foi o responsável também por comandar a equipe aos playoffs em três temporadas consecutivas (2004-05, 2005-06 e 2006-07), encerrando um jejum de seis anos da franquia sem se classificar para a pós-temporada.
O Quinto Quarto surgiu em março de 2012, com a página de notícias no Facebook e com o podcast veiculado na Rádio Gazeta AM 890. O site foi criado em 2013 e desde lá oferecemos o melhor da NBA, NFL e MLB, com muita opinião, textos, podcasts e vídeos