Mundial 2014

Team USA esmaga Eslovênia e chega à terceira semifinal consecutiva

(Foto: Divulgação/FIBA)

(Foto: Divulgação/FIBA)

Pela terceira vez consecutiva, os Estados Unidos estão na semifinal da Copa do Mundo de Basquete. Na tarde desta terça,o Team USA bateu a Eslovênia por 119 a 76 no Palau Sant Jordi, em Barcelona. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas os americanos definiram o jogo no terceiro quarto e garantiram a classificação.

Klay Thompson foi o cestinha da partida, com 20 pontos e três rebotes. James Harden anotou 14 pontos, pegou cinco rebotes e deu quatro assistências, enquanto Jenneth Faried também marcou 14 pontos, mas pegou dez rebotes.

Do lado da Eslovênia, o jogador do Phoenix Suns, Goran Dragic, foi o cestinha com 13 pontos. Seu irmão Zoran Dragic fez 11 pontos e pegou cinco rebotes.

Coach K começou o jogo com Kyrie Irving, Stephen Curry, James Harden, Anthony Davis e Kenneth Faried. No primeiro quarto, a Eslovênia saiu na frente e abriu vantagem de 8 a 4, mas liderado por Klay Thompson, os americanos viraram e chegaram a ficar 11 pontos na frente (26 a 15). Com boa atuação de Prepelic e marcação sólida, os europeus diminuíram para 29 a 22.

No segundo período, os EUA tentavam administrar a vantagem, mas os eslovenos mantiveram o duelo equilibrado. Faried cravou duas bolas seguidas obrigando o técnico adversário a pedir tempo, mas a Eslovênia voltou forte e anotou o mesmo número de pontos dos americanos no quarto, indo para os vestiários perdendo por 49 a 42.

Logo no início do terceiro quarto, Goran Dragic anotou uma cesta e diminui a diferença para cinco pontos (49-44), mas os Estados Unidos chegaram atropelando o rival. Dando uma aula de basquete, os americanos cravaram, fizeram ponte aérea e puxaram muitos contra-ataques, sem dar chance aos eslovenos, que viam o adversário aos poucos se distanciar no marcador. Faried e Davis brilharam nos rebotes e o quarto acabou em 86 a 64. No último quarto, os eslovenos sucumbiram à superioridade técnica dos comandados de Coach K e anotaram apenas 12 pontos contra 33 dos EUA.

Os americanos tiveram aproveitamento de 51% dos arremessos de dois pontos, enquanto os eslovenos chegaram a 54%. Nas bolas de três, os EUA se saíram melhor e acertaram 47% das tentativas contra 30% da equipe europeia.

No Mundial de 2010 na Turquia, as seleções haviam caído na mesma chave. Na fase de grupos, os norte-americanos venceram os europeus por 99 a 77. Mesmo assim, a Eslovênia se classificou em segundo no grupo e chegou até as quartas de final, quando foi derrotada pela Turquia por 95 a 68. Já os EUA venceram Angola nas oitavas, Rússia nas quartas, Lituânia na semi e Turquia na final, conquistando o título. As equipes também se enfrentaram em amistoso preparatório no dia 26 de agosto, nas Ilhas Canárias, quando os EUA venceram por 101 a 71.

O próximo adversário do Team USA é a Lituânia, em reedição da semifinal do último Mundial. O duelo está marcado para dia 11 de setembro, às 16h (de Brasília), em Barcelona.

Comments
To Top