NBA

Maior ídolo dos Spurs, Tim Duncan anuncia aposentadoria após 19 temporadas

Tim Duncan aposentadoria

Crédito: Instagram/reprodução

Poucos meses depois de Kobe Bryant e sem tanto alarde, outro mito da NBA está se aposentando em 2016. O ala-pivô Tim Duncan, por 19 temporadas jogador do San Antonio Spurs e maior ídolo da história da franquia, não entrará mais em quadra para continuar sua ilustre e vitoriosa carreira.

Existia a dúvida se Duncan retornaria para mais uma temporada, já que com 40 anos e um 2015/16 tímido, além da contratação do veterano Pau Gasol, seu papel ficaria reduzido. No fim, o próprio jogador confirmou nesta segunda-feira (11) que está encerrando seu tempo como atleta.

Draftado em 1997 com a primeira escolha, Duncan chegou em uma franquia que nunca tinha vencido um título mas tinha um grande jogador em David Robinson. Já na temporada 1998/99 ele ganhou o primeiro de seus cinco títulos, fazendo uma parceria com Robinson no começo de sua carreira e o treinador Gregg Popovich ao longo de toda ela, que ficarão marcadas na história da NBA.

Popovich irá comentar a decisão de seu maior jogador em coletiva para a imprensa nesta terça.

Com a aposentadoria de Robinson, ascenderam Tony Parker e Manu Ginobili como protagonistas e a equipe seguiu vencendo. Duncan ganhou 71% de seus jogos de temporada regular – melhor aproveitamento de uma equipe da NBA em um período de 19 anos -, sempre foi para os playoffs e ganhou seu último título já aos 38 anos, batendo o Miami Heat em cinco jogos. Saindo de cena, ele ainda ajudou no desenvolvimento do futuro do time, com Kawhi Leonard e LaMarcus Aldridge assumindo cada vez mais responsabilidades.

As outras conquistas de Duncan foram contra o New Jersey Nets em 2002/03, Detroit Pistons em 2004/05 e Cleveland Cavaliers em 2006/07.

Tímido, cerebral e um companheiro de equipe irretocável, o camisa 21 manteve sua reputação imaculada enquanto ganhou tudo que foi possível. Duas vezes MVP da NBA (2001/2002 e 2002/03), 10x primeiro time da NBA, 15 vezes um All-Star e 3 vezes MVP das finais, Tim Duncan é sem dúvidas um dos maiores da história e um futuro membro do Hall da Fama do Basquete. Vai fazer falta.

Comments
To Top