NBA

Lizhang Jiang será o primeiro proprietário minoritário chinês da NBA após compra de parte dos Timberwolves

(Crédito: Twitter/reprodução)

(Crédito: Twitter/reprodução)

Glen Taylor, proprietário do Minnesota Timberwolves, vendeu ações da equipe – incluindo para o primeiro proprietário minoritário chinês da NBA – em um acordo que irá permitir que Taylor permaneça com o controle da franquia no futuro. As informações são de fontes da ‘ESPN.com’.

No ano passado, Glen Taylor anunciou que planejava vender 30% das ações da franquia de Minneapolis para Steve Kaplan, proprietário minoritário do Memphis Grizzlies, com a intenção de Kaplan se tornar o acionista majoritário no futuro, tendo o controle do time. No início do ano, o acordo se desfez.

Na semana passada, o dono dos Timberwolves fechou um acordo para fazer Lizhang Jiang, um homem de negócios de Xangai, se tornar acionista minoritário da franquia. Jiang, que fundou a companhia chinesa de marketing Double-Edge Sports, já trabalhou para a NBA na China. No início do mês de junho, Jiang, 35 anos, completou a compra do Granada F.C., time de futebol da primeira liga espanhola. Segundo o ‘Lanxiong Sports’, da China, Lizhang Jiang adquiriu 5% dos Wolves e 5% do Minnesota Lynx (time da WNBA).

Além disso, Taylor vendeu parte da equipe para Meyer Orbach, um magnata do ramo imobiliário que fica sediado em Nova York.

Por, pelo menos, duas vezes nos últimos cinco anos, Taylor colocou os Wolves no mercado para depois recuar e decidir manter a equipe. Esse investimento minoritário aumenta a estabilidade da posição de Glen Taylor. Fontes da ‘ESPN’ indicam que o time vale cerca de US$ 1 bilhão.

Depois do plano de Kaplan com Taylor ter ido sido desfeito, Kaplan e seu sócio Jason Levien compraram 60% do Swansea City, time de futebol inglês da Premier League, em abril e concluiu o acordo no início do mês.

O Minnesota Timberwolves deverá anunciar formalmente os investimentos durante esta semana.

Comments
To Top