NBA

Jogadores dos Spurs relembram título perdido e comemoram a conquista da revanche

Crédito: Reprodução/Twitter

Crédito: Reprodução/Twitter

 

Após a vitória do San Antonio Spurs por 104 a 87 sobre o Miami Heat, os jogadores que conquistaram o quinto título da franquia texana falaram sobre a longa caminha desde o jogo 6 das Finais de 2013, quando os Spurs estavam praticamente com a taça na mão e Ray Allen empatou com uma espetacular cesta de três a 6 segundos do fim, lance que deu margem para o Miami buscar a virada e conquistar o título, até as Finais deste ano, em que os Spurs buscaram a revanche finalmente levantaram a taça, terminando a série em 4 a 1.

Os atletas falaram sobre como foi difícil a derrota na última temporada e como eles trabalharam duro para ter a oportunidade de chegar às Finais novamente e mudar a história.

O armador Tony Parker afirmou que o jogo 5 foi estranho para ele, que demorou para pegar ritmo. “O começo foi difícil, LeBron estava inacreditável. Mas ficamos juntos, voltamos e jogamos melhor no segundo quarto.” Para ele, a vitória deste ano foi mais doce do que a de 2007, quando os Spurs venceram o Cleveland Cavaliers. “Ficamos tão perto de vencer no ano passado, foi cruel. Mas pode ser bonito como hoje, porque mostra que podemos perder, voltar e vencer.”

O argentino Manu Ginobili também falou das dificuldades de enfrentar a derrota em 2013. “Sentimos que estávamos com o troféu na mão e deixamos escapar. Nos sentimos culpados. Mas em todo jogo na temporada regular tentávamos melhorar para ter a oportunidade de chegar às Finais de novo. E nós conseguimos. Sem erros, com boa mentalidade.” Manu também elogiou os companheiros de equipe. “Estou muito orgulhoso de jogar em um time incrível com jogadores incríveis. Orgulhosos do que conquistamos hoje.”

Questionado sobre a participação da Argentina na Copa do Mundo, Manu afirmou que estava mais focado na Final, mas que ficara sabendo do resultado. “Estava mais preocupado em vencer a NBA do que com a Argentina. Eu nem assisti, fiquei sabendo pelo telefone. Não vou dizer que não me importo, mas estava muito focado na minha tarefa e no que tínhamos de fazer na quadra. O próximo eu vou aproveitar melhor”, declarou.

Kawhi Leonard, aos 22 anos, foi eleito o MVP das Finais. O jogador não apareceu muito nos dois primeiros jogos, mas após ser pressionado pelos colegas e pelo técnico Gregg Popovich para ser mais agressivo em quadra, foi o cestinha dos Spurs no jogo 3 e conquistou o título de jogador mais valioso – o terceiro mais novo da história da NBA, atrás apenas de Magic Johnson e Tim Duncam. “É surreal para mim”, afirmou. “Eles me disseram que eu precisava continuar sendo agressivo para ganharmos essa série. Eu tenho grandes companheiros de equipe. Todo mundo está vivendo o momento presente, eu nem sei direito o que está acontecendo.”

Popovich também elogiou Kawhi. “Ele é um excelente aprendiz, muito competitivo. Ele quer mais, quer que o pressionemos. Então eu disse a ele para se soltar mais. Dane-se Duncan, Parker e Ginobili. Você vai jogar o jogo, você é o cara.”

Já o veterano Tim Duncan, aos 38 anos, disse que vai se lembrar do elenco campeão em 2014 pelo que passaram juntos após a derrota em 2013. “Todos os passos que demos, o time estava muito focado. Muitos caras se entregaram,  deram tudo para ser parte do melhor time de basquete e é por isso que eu vou lembrar.”

A partida aconteceu no dia em que é comemorado o Dia dos Pais nos Estados Unidos, e Duncan concedeu entrevista ao lado dos filhos.  Questionado sobre como é conquistar um título da NBA nesta data, o atleta afirmou que fazia a vitória ter um gosto ainda melhor. “Já foi um dia especial, mas fazer isso em casa, com minha família, meus amigos e meus filhos, fez ser muito mais especial. É uma grande experiência para eles.”

No final, um jornalista fez uma pergunta para os dois filhos de Duncan e um deles respondeu: “acho que o meu pai fez o melhor dele nesta noite”. Já o outro preferiu não se pronunciar muito e Tim Duncan, de forma bem-humorada, disse: “fale algo bom sobre mim”.

Comments
To Top