Portland Trail Blazers (41-41) 103 x 128 Golden State Warriors (67-15), 4 a 0 pró-Warriors, série encerrada
O cara do jogo: Stephen Curry (37 pontos)
O ataque do Golden State Warriors foi demais para o Portland Trail Blazers lidar. Só no primeiro quarto a equipe californiana fez 45 pontos em pleno Moda Center e teve uma vitória tranquila contra os Blazers, encerrando a série com 4 a 0 no placar. O próximo adversário é o vitorioso entre Los Angeles Clippers e Utah Jazz, série que está empatada a dois.
O primeiro tempo terminou 72 a 45, já dando claros indícios que a série estava terminada. Stephen Curry terminou com 37 pontos, Kevin Durant, de volta após perder o jogo 2 e 3, teve 10 pontos em 20 minutos e Draymond Green marcou 21 pontos.
Top plays from Steph Curry’s electrifying 37 point night! pic.twitter.com/U7VXfSCpLE
— NBA (@NBA) 25 de abril de 2017
Do outro lado, Damian Lillard teve 34 pontos, mas sua ajuda habitual não esteve presente. C.J. McCollum zerou no primeiro tempo, errando todos seus sete arremessos.
E enquanto isso os Warriors foram pontuando e pontuando, abrindo 33 pontos no terceiro quarto. Com Mike Brown no lugar de Steve Kerr, ainda afastado da posição de treinador, as estrelas descansaram antes do jogo terminar e Damian Lillard, ao sair faltando seis minutos de partida, recebeu uma ovação da torcida no Moda Center. Os Blazers fizeram o possível, mas parece que para os Warriors mais é necessário.
Portland Trail Blazers (41-41) 113 x 119 Golden State Warriors (67-15), 3 a 0 pró-Warriors
Apesar de começo lento, Warriors reagem, vencem Blazers e estão a uma vitória da classificação
O cara do jogo: Stephen Curry (34 pontos e oito assistências)
O Portland Trail Blazers teve um primeiro tempo muito bom, com 67 pontos no ataque e uma vantagem de 13. A torcida no Moda Center estava explodindo, Jusuf Nurkic estava de volta, o banco contribuiu na pontuação e Stephen Curry mais Klay Thompson tinham combinado para 8 arremessos certos em 25 tentados.
Mas com os Warriors você nunca pode dormir e a maré muda de repente.
Mesmo sem Kevin Durant – lesão na panturrilha – e o treinador Steve Kerr, cujo problema não foi especificado, o time californiano fez 21 pontos seguidos contra apenas 3 dos Blazers para virar a partida e no último quarto selar a terceira vitória no confronto, ficando a apenas uma da classificação.
JaVale McGee teve 14 pontos vindo do banco, Andre Iguodala 16 e Klay Thompson mais Stephen Curry acordaram para a vida, somando 24 e 34 pontos respectivamente.
No último período, um toco na defesa virou um contra-ataque e uma enterrada de Iguodala no ataque faltando quatro minutos, aumentando a vantagem para 8, a maior dos Warriors na partida.
Andre Iguodala is having fun on @ESPNNBA. #NBAPlayoffs pic.twitter.com/lzzFgwrtrJ
— NBA (@NBA) 23 de abril de 2017
Mas os Blazers seguiram tentando, com Damian Lillard (31 pontos) e C.J. McCollum (32) como maestros. Noah Vonleh em uma enterrada diminui a vantagem para 4 com um minuto e meio faltando, fazendo parecer que o jogo poderia ter uma emoção no fim.
Porém, Curry não quis saber. E com uma bola de três, encerrou a brincadeira.
Curry Clutch. #DubNation pic.twitter.com/LF4Ornbe9D
— NBA (@NBA) 23 de abril de 2017
Golden State Warriors (67-15) 110 x 81 Portland Trail Blazers (41-41), 2 a 0 pró-Warriors
Com terceiro quarto impecável, Warriors batem Blazers e abrem 2 a 0 na série
O cara do jogo: Stephen Curry (19 pontos, 6 rebotes e 6 assistências)
Não foi a explosão de pontos do primeiro jogo, mas o resultado final foi o mesmo: vitória do Golden State Warriors, que agora abre 2 a 0 na série e muito por causa de um terceiro quarto que Steve Kerr vai mostrar em clínicas de basquete. E isso sem Kevin Durant, que foi poupado por causa de uma lesão na panturrilha esquerda.
Os Blazers estavam apenas nove pontos atrás no intervalo, mesmo com Damian Lillard e C.J. McCollum não estarem machucando tanto quando no jogo 1, quando somaram 75 pontos. O primeiro fez míseros 12 pontos no jogo e o ala-armador, 11. Somados, eles acertaram apenas 9 de seus 34 arremessos.
E no terceiro período as coisas não melhoraram: os Warriors subiram a defesa e permitiram apenas 12 pontos dos rivais. Draymond Green mais uma vez foi voraz, mesmo não sendo tão eficaz no ataque. Ele teve 6 pontos, com 12 rebotes, 10 assistências e três tocos.
E no ataque, Curry abriu logo com uma bola de três e fez mais duas nos 12 minutos, com Klay Thompson (16 pontos) também acertando duas atrás do arco.
Steph gets cooking in the 3rd quarter with 13 points! #NBAPlayoffs pic.twitter.com/BFbhMHJn1E
— NBA (@NBA) 20 de abril de 2017
Klay getting busy on both ends of the floor on @NBAonTNT! #NBAPlayoffs pic.twitter.com/k6X4RKjFWw
— NBA (@NBA) 20 de abril de 2017
Assim, a vantagem que era de 9 passou para 25 e o jogo foi definido e o banco pode somar números: JaVale McGee acertou todos seus 7 arremessos para 15 pontos e Ian Clark teve 13 pontos.
O próximo jogo entre as duas equipes será em Portland, no sábado.
Golden State Warriors (67-15) 121 x 109 Portland Trail Blazers (41-41), 1 a 0 pró-Warriors
Draymond Green faz tudo, Warriors dominam último quarto e vencem Blazers
O cara do jogo: Draymond Green (19 pontos, 12 rebotes, 9 assistências, 5 tocos e 3 roubadas de bola)
C.J. McCollum e Damian Lillard combinaram para 75 pontos – 41 para o primeiro e 34 para o segundo – e mesmo assim os Blazers não conseguiram roubar o jogo do Golden State Warriors na Oracle Arena. Com uma performance defensiva sensacional no último quarto e Draymond Green parecendo que jogava por cinco, a equipe californiana venceu a primeira partida da série.
Draymond Green becomes the first player in the #NBAPlayoffs with 19p, 12r, 9a, 5b & 3s since 1973-74. @warriors take Game 1. pic.twitter.com/19KIpxEblc
— NBA (@NBA) 16 de abril de 2017
O poderio ofensivo da equipe de Oakland encontrou mais resistência em alguns momentos do que o esperado, já que os Blazers tiveram uma temporada inconsistente do lado defensivo. Mas por mais que você defenda bem, Stephen Curry e Kevin Durant é demais para qualquer time lidar: o armador teve 29 pontos e Kevin Durant, sem parecer fazer esforço, somou 32, aparecendo nos momentos finais da partida para decidir o jogo.
Veja os confrontos, datas e horários dos jogos dos playoffs da NBA
Os Blazers entraram com um quinteto que não tinha iniciado nenhum jogo junto, com McCollum e Lillard acompanhados de Noah Vonleh, Evan Turner e Mo Harkless. Jusuf Nurkic, machucado, só pode ajudar apoiando seus colegas no banco. E a escalação deu certo, com o time mantendo a intensidade, não se desesperando com o sucesso dos ataques dos Dubs nem com a empolgação da torcida. O jogo chegou empatado em 88 ao fim do terceiro quarto, somando 22 mudanças de liderança no placar, 11 só no terceiro período.
Mas com a liderança de Green, os mandantes subiram a defesa, fazendo os Blazers errarem muitos arremessos no começo do período (chegaram a ficar 2 de 12) e o ataque seguiu produzindo, abrindo uma folga de dois dígitos no placar. O toco em Damian Lillard foi a cereja no bolo para o camisa 23.
Draymond does it again on #NBAonABC! pic.twitter.com/upRfVLB2nK
— NBA (@NBA) 16 de abril de 2017
Klay Thompson nem precisou ser muito preciso para seu time vencer, acertando apenas uma bola de três de seis tentadas e terminando com 15 pontos. Com 33 pontos no último quarto contra 21 dos Blazers, os Warriors ganharam a primeira partida da série de playoffs. O jogo 2 será na quarta.

Sem time nem na NFL e na NBA, posso gostar de Tom Brady e Peyton Manning (mais Brady) e Magic Johnson e Larry Bird (mais Magic) ao mesmo tempo. Ainda insisto que falta golfe no Quinto Quarto, mesmo que não tenha nada a ver.