NBA

FIBA anuncia que Michael Jordan e mais oito entrarão no Hall da Fama da entidade

Crédito: instagram/ reprodução

Crédito: instagram/ reprodução

Na última-sexta-feira (17), a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou que Michael Jordan, ex-jogador do Chicago Bulls que dispensa apresentações, irá entrar no Hall da Fama da entidade. A solenidade acontecerá no dia 19 de setembro e mais oito jogadores serão homenageados.

Jordan já faz parte do Hall da Fama do Basquete no Naismith Memorial, Estados Unidos. No entanto, a federação que cuida do basquete mundial ainda não havia imortalizado o seis vezes campeão da NBA. A FIBA utiliza de seu Hall da Fama para homenagear jogadores que fizeram grandes feitos em competições internacionais como Olimpíadas e Copa do Mundo.

Em sua carreira, Jordan jogou de ala-armador e ala e conquistou muita coisa, entre eles seis títulos da NBA, seis MVP da final da NBA, 5 vezes MVP da temporada, 14 vezes All-Star, novato do ano, duas medalhas de ouro em Olimpíadas, uma de ouro no Pan-Americano, entre outros, além de ter a camisa aposentada no Miami Heat e no Chicago Bulls (#23), sendo que nunca jogou na franquia de Miami.

Além de Jordan, a ex-jogadora Anne Donavan (Estados Unidos), os ex-jogadores Ruperto Tabio (Cuba), Sarunas Marciulionis (Lituânia), Antoine Rigadeau (França) e Vladmir Tkacjenko (Rússsia/Ucrânia), o técnico Jan Stirling (Austrália), o árbitro Robert Blanchard (França) e o dirigente Noah Klieger (Israel) serão homenageados,

A cerimonia irá acontecer em Lille, França, e no dia seguinte, 20 de setembro, no intervalo do Campeonato Europeu de Basquete os novos membros do Hall da Fama serão apresentados no intervalo.

O Brasil tem cinco representantes na honraria da FIBA e 19 candidatos a entrar no Hall da Fama. Amaury Passos, Ubiratan Pereira, Oscar Schmidt, Paulo Gonçalves e Hortência Macari, são os representantes brasileiros, sendo que Hortência, Pereira e Oscar também estão no Hall da Fama do Basquete no Naismith Memorial.

Veja os feitos da carreira de Michale Jordan:

6 vezes campeão da NBA

6 vezes MVP da final da NBA

5 vezes MVP

14 vezes All-Star

3 vezes MVP do All-Star Game

10 vezes All-NBA first team

1 vez o jogador defensivo do ano

9 vezes no time defensivo da NBA

1 vez rookie of de year (novato do ano)

10 vezes melhor pontuador da liga

3 vezes maior roubador de bolas da NBA

2 vezes vencedor da competição de enterradas

Maior pontuador da história dos playoffs

Maior pontuador da história do Chicago Bulls

Camisa aposentada (#23) do Chicago Bulls

Camisa Aposentada (#23) do Miami Heat

Campeão da NCAA

Uma vez o jogador universitário do ano

Camisa aposentada (#23) do North Carolina

2 vezes medalhista de ouro em Olimpíadas

1 vez medalhista de ouro no Pan-Americano

1 vez medalhista de ouro no FIBA Americas Championship

32.292 pontos na carreia (média de 30,1 por jogo)

6.672 rebotes na carreira (média de 6,2 por jogo)

5,622 assistências na carreira (média de 5,3 por jogo)

Comments
To Top